Prefeito do Rio divulga vídeo do primeiro BRT do corredor Transoeste

Veículo foi filmado saindo da fábrica da Marcopolo em Caxias do Sul, RS, em direção ao Rio de Janeiro.
Image

Em vídeo publicado em sua conta no Twitter, o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes divulgou um vídeo em que aparece um dos novos ônibus do tipo BRT que serão utilizados no corredor Transoeste do BRT da cidade do Rio de Janeiro.

No vídeo é possível ver um dos novos BRT cariocas em cima de um carreta saindo da fábrica da Marcopolo na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

O veículo possui carroceria do modelo Viale BRT e é equipado com o chassi O-500 MDA BlueTec6 que atende as novas normas de emissão de gases Proconve P-8/Euro implementadas no Brasil no início deste ano.

O chassi utilizado no novo ônibus do BRT da capital fluminense tem 23 metros de comprimento e conta com motorização MB OM 460 LA (Proconve P-8 / Euro 6) com 6 cilindros verticais em linha, turbocooler. Ele vem com potência máxima de 381 cv (280 kW) a 1.600 rpm e torque máximo de 1.900 Nm (193,7 mkgf) a 1.100 rpm. Sua transmissão é a VOITH DIWA 6 D884.6, com retarder incorporado (4 marchas) com acionamento por meio de teclas.

A renovação do corredor Transoeste do sistema de BRT do Rio de Janeiro é uma das mais esperadas da cidade. Os usuários desse corredor são os que mais sofrem com o péssimo estado tanto da frota quanto das vias do corredor que estão sendo totalmente reformadas pela atual gestão da prefeitura carioca.

A previsão é a de que a operação exclusiva dos novos ônibus em toda a extensão do corredor Transoeste comece no início de 2024, por causa das obras de repavimentação na pista.

O novo ônibus integra um dos lotes de 561 novos ônibus adquiridos para a requalificação do Sistema BRT da cidade, por meio de três licitações realizadas no decorrer do ano passado. Na primeira, em abril, a Prefeitura recebeu propostas de fornecedores para a compra de 191 novos ônibus, sendo 120 articulados e 71 ônibus modelo padron. A segunda ocorreu em maio, quando foram adquiridos mais 100 ônibus articulados.

Na terceira licitação, realizada em novembro, mais 270 ônibus foram comprados. A previsão é de que estes veículos, com capacidade mínima para 180 passageiros, sejam entregues entre novembro de 2023 e março de 2024.

Nova Transoeste

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Infraestrutura, deu início às obras de recuperação do corredor da Nova Transoeste em julho de 2022, com o objetivo de melhorar a qualidade da pista para a passagem dos novos ônibus, substituindo o asfalto por concreto.

A recuperação do corredor da Nova Transoeste já tem sido feita em dois trechos: Alvorada ao túnel Vice-Presidente José Alencar; e do túnel até a estação Pingo D’água. A previsão é de que os serviços sejam concluídos no final de 2023.

Veja o vídeo:


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.