Festa dos 438 anos de João Pessoa tem inauguração do novo Terminal de Integração do Valentina que vai beneficiar 130 mil pessoas

Previsão inicial da entrega da obra seria em janeiro de 2024.
Image

Um terminal de integração de ônibus moderno, amplo e com acessibilidade, que vai operar para beneficiar cerca de 130 mil pessoas que necessitam se deslocar na Zona Sul – a região com maior crescimento populacional de João Pessoa. Na comemoração de 438 anos da Capital, o prefeito Cícero Lucena entregou o novo Terminal de Integração do Valentina Figueiredo. O evento aconteceu no final da tarde deste sábado (5), com a presença do governador João Azevêdo, do vice-prefeito Leo Bezerra e diversas outras autoridades.

WhatsApp Image 2023 08 05 at 20.17.11 1024x682 1

“Estamos nos esforçando muito para sanar o problema da mobilidade urbana na nossa cidade. O Terminal de Integração do Valentina, que Deus nos deu força para entregar e está belíssimo, é um exemplo disso, atendendo a um anseio antigo da população. E não vamos parar por aqui, vamos seguir trabalhando, em parceria com o Governo do Estado, que entregou ônibus novos no dia de ontem. E a Prefeitura, que já entregou 40 novos ônibus, vai entregar mais 20 na próxima segunda-feira, avançando na melhoria da mobilidade urbana”, afirmou o prefeito.

O gestor, que também fez aniversário neste 5 de agosto, lembrou que a Prefeitura precisou relicitar essa obra, que estava paralisada fazia mais de um ano quando assumiu a gestão, e que o projeto foi readequado para ser entregue com todas as melhorias que a população precisa.

O governador João Azevêdo, que ontem teve a companhia de Cícero Lucena em sua agenda de entrega de obras na cidade, disse que neste sábado era momento de acompanhar os avanços da Prefeitura. Ele lembrou que, como parte da parceria entre a gestão municipal e estadual, já investiu R$ 3,5 bilhões em obras e ações na cidade. “Essa é a forma de demonstrar respeito. Eu tenho certeza que a população nos elegeu para isso, que é fazer muito pela cidade e o estado – e é dessa forma que vamos seguir”, garantiu.

WhatsApp Image 2023 08 05 at 20.17.11 3 1024x682 1

O vice-prefeito Leo Bezerra disse que essa parceria é fruto de um compromisso firmado em campanha. “Toda obra da Prefeitura tem um toque do Estado e toda obra do governo tem um toque da Prefeitura – isso é parceria. Ressaltar também a boa relação que temos com a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa, de todos aqueles que querem contribuir com o futuro dessa cidade. Como num dia especial como esse, em pleno aniversário, João Pessoa ganha um equipamento como o Terminal de Integração do Valentina”, destacou.

Estrutura – O Terminal de Integração do Valentina Figueiredo recebeu investimento de R$ 6,6 milhões e conta com uma plataforma de embarque e desembarque de 520 metros quadrados. O local ainda conta com área para comércio e depósito. O anexo ao terminal conta agora com a nova Arena Valentina, um campo com dimensões oficiais FIFA, vestiário, pista de cooper e espaço para a prática de ginástica. “Conseguimos entregar a obra antes do prazo, que seria janeiro de 2024, de acordo com o novo contrato”, frisou Rubens Falcão, secretário de Infraestrutura (Seinfra).

WhatsApp Image 2023 08 05 at 20.17.11 2 1024x682 1

O vendedor Aloísio Diniz disse que o Valentina Figueiredo esteve esquecido por muito tempo, mas agora recebe um terminal para sanar um problema que os moradores enfrentavam com o transporte coletivo. “Agora nós vamos ter muito mais opções e sem ter que esperar tanto tempo para pegar um ônibus. A gente sempre sofreu com isso, mas o terminal chegou para acabar com isso de vez”, projetou.

Texto: Max Oliveira
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Sérgio Lucena