Ônibus da Itapemirim: Tribus III 20243 com ar condicionado

Unidade foi uma das poucas a possui ar condicionado.
Image

Em mais um episódio da nossa série “Ônibus da Itapemirim”, agora é a vez de lembrarmos do Tribus III 20243 que é equipado com o chassi ITAPEMIRIM/2-12910-212, que possui mecânica Mercedes-Benz OM 355 LA e transmissão ZF S61550, a mesma utilizada no chassi O-371 da montadora. Foi fabricado em 1990 e seu ano modelo 1991.

O Tribus III foi lançado no ano de 1989 e era um projeto totalmente diferenciado em relação ao modelo anterior, o Tribus II, que havia sido lançado 4 anos antes, em 1985. O veículo possuía estrutura de alumínio, 700 kg mais leve, uma nova grade dianteira, menor em relação ao Tribus II e para-brisas inclinados e mais amplos. Outra mudança foi o posicionamento das lanternas traseiras que no Tribus II era abaixo da grade de ventilação e no Tribus III foram posicionadas acima e abaixo das grades de ventilação.

Além dessas inovações, o veículo trazia a nova identidade visual da Itapemirim e foi o primeiro produto produzido pela Tecnobus Implementos Rodoviários Ltda, que a partir de 1995 passaria a se chamar Tecnobus – Serviços, Comércio e Indústria Ltda.

Voltando ao 20243, o veículo fazia parte do serviço Tribus da Itapemirim, que por muitos anos foi o serviço convencional da empresa fundada pelo empresário capixaba Camilo Cola. Ele foi um dos poucos veículos do modelo que recebeu aparelho de ar condicionado.

Aliás, o único item de conforto era o ar condicionado, pois sua configuração era bem simples, como todo Tribus. 46 poltronas, banheiro, porta-pacotes, bagageiro, luzes de leitura, janelas de correr e parede de separação, eram alguns dos poucos itens oferecidos pelo veículo.

Um dos poucos registros que se tem desse Tribus III após a sua passagem pela Itapemirim é na empresa Rio d´Ouro Turismo. Poucas são as informações da empresa que no site “Ônibus Brasil” só possui uma foto, justamente do antigo 20243 da Itapemirim, que na empresa recebeu o prefixo 6521.

20243

Segundo o aplicativo Sinesp, atualmente o veículo está emplacado na cidade paranaense de Jaguariaíva.