Após o anúncio do lançamento do novo modal, com o início de operação do aquaviário para a próxima segunda (21), os usuários do transporte público da Grande Vitória agora ganharam um portal de informações onde é podem consultar o tempo da integração entre as linhas metropolitanas.
Através da integração temporal o usuário pode trocar de linha, sem pagar uma nova passagem, desde que se valide o cartão na linha de destino dentro de um determinado período de tempo. A troca pode ser feita em um período de tempo que varia de 45 até 2 horas e 30 minutos, dependendo da linha a ser utilizada.
A troca de ônibus deverá ser realizada dentro do período de tempo estipulado para a integração para que não ocorra a cobrança da segunda tarifa. Ao desembarcar do coletivo da primeira linha, o usuário deverá se dirigir ao ponto de parada mais próximo, em que passe a segunda linha, para fazer o segundo embarque.
O passo a passo do portal é bem simples, o usuário seleciona na primeira opção a sua linha de origem e na segunda opção a sua linha de destino. Exemplo, um usuário que sai do bairro Maria Ortiz, em Vitória com destino ao Terminal Urbano do IBES:
- Ele deve embarcar na linha 112 que sai do bairro Maria Ortiz;
- Desembarcar na Av. Duarte Lemos, Av. Fernando Ferrari, Av. Nair de Azevedo Silva ou Av. Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha);
- Embarcar na linha 518 sentido Terminal do IBES;
- No terminal, o usuário ainda possui a opção de realizar outra integração, dessa vez física.
O próprio site vai informar ao usuário o tempo de integração que o usuário tem entre passar o Bilhete Único Metropolitano – Cartão GV entre o 1º ponto de embarque e a integração no 2º ponto de embarque e os locais para realizar a integração.
Você pode acessar o portal diretamente pelo site da Ceturb ES – Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo – https://pit.ceturb.es.gov.br/
Imagens: Captura/Ceturb ES e Lugui Comunicação