CBA e Marcopolo se unem para cocriação de teto de ônibus sustentável

Substituição da fibra de vidro por alumínio na fabricação do teto dos ônibus de quatro linhas da marca reduziu em até 4.250 KgCO2e as emissões de carbono de cada veículo em sua via útil
Image

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) se uniu a Marcopolo, principal desenvolvedora de soluções de mobilidade do Brasil e posicionada entre as maiores do mundo, para o desenvolvimento de veículos mais sustentáveis. Diante do desafio de minimizar as emissões de gases de efeito estufa, a parceria teve como objetivo a cocriação de um novo teto feito em alumínio que permite ônibus mais leves nos sistemas de mobilidade urbana e rodoviária, capazes de consumir menos combustível e emitir menos carbono na atmosfera.

O modelo desenvolvido atende as linhas Attivi, ônibus elétrico da multinacional brasileira, e os veículos G8, que reúnem ônibus rodoviários e intermunicipais. A peça em alumínio possui dimensões de até 12 metros de comprimento por 2,4 m de largura. Desde o início da parceria, em 2021, foram produzidos mais de 1600 tetos para as linhas G8 e Attivi.

Durante o ano de 2022, novos serviços foram agregados, com foco em aumentar a produtividade na linha do cliente e ampliar a qualidade dos ônibus que utilizam a peça.

O uso do metal como matéria-prima traz significativos resultados. Com a substituição do teto do ônibus, ocorre uma redução de cerca de 100 kg no peso no veículo, o que ocasiona uma redução em torno de 4.250 KgCO2 e na vida útil do veículo devido ao menor consumo de combustível. Além disso, também há uma menor geração de resíduos, pois o alumínio é infinitamente reciclável. Outro fator importante é a maior estabilidade e segurança no trânsito. Para os elétricos é observada maior autonomia em cada carga.

“Trabalhamos com a CBA desde 2016 para substituir o teto de fibra de vidro por alumínio, dentro da nossa jornada de sustentabilidade. A cocriação e a coengenharia da Marcopolo com a CBA foram fatores fundamentais para o sucesso dessa iniciativa. Trouxe ganhos espetaculares para o nosso carro, com redução de mais de 30% de peso, o que impacta positivamente no consumo de combustível e emissões de gases de efeito estufa, além de utilizar o alumínio, que é totalmente reciclável e com um nível de acabamento muito superior. O projeto Teto de Alumínio está sendo um sucesso absoluto no mercado e estamos extremamente felizes com os resultados” comenta Luciano Resner, Diretor de Operações Industriais da Marcopolo.

“A CBA, em parceria com a Marcopolo, trabalhou no desenvolvimento de soluções em alumínio que reduzam o peso dos veículos ao mesmo tempo em que contribuem para diminuir a emissão de CO2 na atmosfera. Um projeto de cocriação inédito que está diretamente ligado ao desenvolvimento de soluções sustentáveis efetivas para a melhoria do setor de mobilidade”, destaca Fernando Varella, Diretor do Negócio Produtos Transformados, Inovação e Transformação Digital da CBA.

A parceria, iniciada em 2016, propiciou ao longo dos anos de estudos e testes um combo de inovações. O teto de ônibus em alumínio foi desenvolvido por meio do conceito de união híbrida, com tecnologia própria, única no mundo, de colagem estrutural e união mecânica por deformação a frio (clinch) de chapas e perfis.

O desenvolvimento do protótipo recebeu investimento de R$ 4 milhões na montagem da linha de produção instalada no Centro de Distribuição (CD) da CBA em Caxias do Sul (RS). A operação é automatizada com uso de tecnologia para garantir a qualidade do produto e alta eficiência e tem capacidade de produção para 200 peças/mês.

Ainda em 2022, a CBA deu início à coengenharia com a Marcopolo Rail, nova unidade para veículos sobre trilho de passageiros, atendendo a um novo mercado no Brasil a partir da nacionalização de vagões de passageiros para diversos modais, como aerotrens, VLTs, etc.

,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Lei nº 9.610/98 – Está EXPLICITAMENTE proibido a divulgação, veiculação do material, cópia de identidade visual e/ou material intelectual deste Portal sem a devida autorização dos autores. Acaso haja cópia de conteúdo, o indivíduo terá que submeter em sua postagem os créditos pertencentes ao autor acompanhado do nome deste Portal. Informamos que o não cumprimento destas ações acarretarão ao infrator as penas estabelecidas na lei nº 9.610/98, bem como denúncia por fraude e roubo de material e identidade visual.Copyright © 2007-2018 | Todos os direitos reservados | Equipe Paraíba Bus Team