A Viação Verdun, empresa de transporte coletivo de passageiros do município do Rio de Janeiro, está recebendo as suas primeiras cinco unidades do GranVia 2024, modelo recém lançado pela fabricante de carrocerias Mascarello.
Além de serem as primeiras unidades da empresa carioca, os novos ônibus também são as primeiras unidades comercializadas na cidade do Rio de Janeiro. A venda do modelo surpreende na cidade e chega a outras empresas que nunca haviam adquirido o modelo, como a Viação Nossa Senhora das Graças e Transurb, co-irmãs da Verdun no Grupo Guanabara e que “nasceram” de cisões da tradicional empresa carioca. Tanto a Graças quanto a Verdun receberão cinco unidades cada do modelo.
Com chassis OF-1721 BlueTec 6 da Mercedes-Benz que vem com o com o motor MB OM 924 LA, os primeiros GranVia da Verdun contam com sistema de ar-condicionado Valeo, assoalho com tapete plástico antiderrapante, janelas corrediças, lixeiras, saídas de emergência nas janelas e alçapões do teto, além de itinerários eletrônicos e catraca eletromecânica.
Quanto à acessibilidade, os novos ônibus disponibilizam elevadores para fácil acesso de pessoas com mobilidade reduzida ao interior do ônibus, localizados numa porta central e exclusiva, assentos destinados a pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos, balaústres táteis e botões de campainha em braile.
O GranVia 2024 traz inovações e vários diferenciais para os frotistas. Segundo a Mascarello, o modelo foi concebido a partir do feedback do mercado em conversas com motoristas, passageiros e garagistas. Ainda de acordo com a fabricante de carrocerias, o modelo foi testado para assegurar o melhor em tecnologia, segurança e conforto todos os dias e aprovado por quem busca mais custo-benefício no transporte urbano.
Imagens: João Antunes