O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), solicitou à Câmara Municipal a autorização para contratar um financiamento de R$ 50 milhões junto ao BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O recurso deverá viabilizar a compra de 19 ônibus elétricos para o sistema de transporte urbano do Município.
Esta iniciativa, está alinhada com os esforços para promover uma cidade mais sustentável e com uma matriz energética mais limpa. Os ônibus elétricos são uma alternativa eficiente e amigável ao meio ambiente, reduzindo emissões poluentes e contribuindo para a qualidade do ar nas áreas urbanas. Além disso, a adoção desses veículos também pode representar uma economia significativa no longo prazo, uma vez que o custo operacional dos ônibus elétricos é menor em comparação com os veículos movidos a combustíveis fósseis.
Além da compra dos ônibus, o Projeto de Lei nº 328/2023 encaminhado à Câmara Municipal também inclui a implantação da infraestrutura de recarga, com a instalação de dez carregadores que serão distribuídos entre os terminais de integração Antônio Bezerra, Papicu e Messejana. Essa infraestrutura é fundamental para garantir o abastecimento dos ônibus elétricos e permitir seu funcionamento contínuo e eficiente ao longo do dia.
O pedido para o financiamento junto ao BNDES representa um esforço do município em buscar recursos externos para viabilizar investimentos e melhorias na infraestrutura urbana. Essa abordagem permite que a cidade continue progredindo, permitindo a modernização do transporte público, favorecendo a mobilidade sustentável e o bem-estar da população.
A proposição do Executivo entrou em pauta na sessão ordinária da última quarta-feira (6), onde foi apreciado e encaminhado às comissões da Câmara Municipal. A solicitação de urgência na tramitação reflete a importância do projeto e a necessidade de agilidade na obtenção dos recursos para a concretização dessa importante medida em prol da cidade.
Em 2021 a cidade aderiu ao acordo Race to Zero (Correndo ao Zero), agenda global promovida pela ONU – Organização das Nações Unidas, que tem a meta de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. O compromisso prevê a criação de ruas verdes, redução da poluição do ar, e desenvolvimento de edifícios com zero carbono, por exemplo.
Imagem: Divulgação/Marcopolo (meramente ilustrativa)