Empresas de ônibus mantém miniaturas históricas em seus acervos

Miniaturas são preservadas nos acervos das empresas e impressionam pela riqueza de detalhes.
Image

Além de manter muitos ônibus mais antigos em seus acervos, as empresas de ônibus nacionais mantêm muitas outras lembranças da sua história. As empresas Garcia e Real Expresso, por exemplo, preservam duas miniaturas históricas que contam um pouco da história das empresas.  

IMG 20230910 WA0079

Ambas preservam duas miniaturas idênticas de um Nielson Diplomata, ricas em detalhes tanto internos quanto externos, impressionando quem vê de perto.

IMG 20230822 WA0026

A miniatura da Viação Garcia fica exposta no museu da empresa, assim como muitos outros objetos históricos que mostram a história e pioneirismo de uma das empresas mais tradicionais do país.

Já a da Real Expresso é preservada e mantida pela empresa. Reformada recentemente, a miniatura do Diplomata da Real Expresso foi exibida durante o último Encontro de Busólogos da Guanabara realizado na sede da empresa em Brasília, em agosto.

A miniatura da Real Expresso relembra o veículo da empresa que transportou o Papa João Paulo II quando ele visitou Brasília pela primeira vez em 1980.

Como falamos anteriormente, ambas as miniaturas são ricas em detalhes como pode ser visto nas imagens e vídeo. Todas as luzes acendem, inclusive as de leitura no interior do veículo.

Detalhes como poltronas, banheiro, porta-pacotes, poltrona do motorista, cortinas das janelas, painel, câmbio, itinerário, são muito bem feitos e quem olhar com mais rapidez pode pensar que é um ônibus de verdade.

IMG 20230910 WA0080
Interior da miniatura da Garcia

Veja o vídeo: