Transporte coletivo de Teresópolis/RJ ganha aplicativo para monitorar os horários dos ônibus em tempo real

Com o MobiTerê, da Viação Dedo de Deus, é possível verificar a posição dos veículos por GPS, traçar destinos e receber previsões de horários
Image

A população de Teresópolis já pode baixar no celular o aplicativo oficial do transporte coletivo da cidade: o MobiTerê. O applançado pelas viações Dedo de Deus e 1º de Março, concessionárias que operam o transporte no município, foi desenvolvido pela Mobilibus e dá todas as informações sobre os horários dos ônibus em tempo real e prometefacilitar a vida da população que se desloca diariamentenos ônibus de Teresópolis.

A iniciativa beneficia mais de 50 mil passageiros por dia que agora podem acompanhar simultaneamente o trajeto dos coletivos nas ruas e visualizar em quantos minutos eles chegam nos pontos de embarque e quais as linhas de ônibus passam num determinado local. 100% dos veículos da frota da cidade já possuem sistema de GPS instalado e podem ser monitorados.

img 4929

O aplicativo possui uma interface simples e intuitiva. Na tela principal é mostrado o mapa de onde se encontra o passageirojá com a marcação dos pontos de ônibus mais próximos. Na mesma tela pode-se digitar o endereço de origem e destino ou a linha de ônibus que deseja embarcar. 

A partir daí o aplicativo mostra as opções de rotas, o tempo dopercurso, a hora da chegada do ônibus no ponto escolhido, a distância total da viagem e os locais de embarque e desembarque. Além disso, o app mostra a distância a pé a ser percorrida até o local de embarque e do desembarque até o destino.

De acordo com Auvanir Junior, gerente de operações dasviações, a ferramenta traz mais qualidade no transporte e previsibilidade ao passageiro. “Os engarrafamentos e as vias interditadas prejudicam a frequência dos ônibus nos pontos. Isso, talvez, seja o nosso grande desafio para uma maior eficiência da mobilidade urbana. Com o aplicativo, o passageiro poderá planejar o embarque e só precisará ir para o ponto na hora certa, já que ele vai saber o momento exato da passagem do coletivo por ali”, explica.

img 4928

O app passou por vários testes antes de ser lançado e teráagora um período de aprendizagem mais amplo por parte dos desenvolvedores para detectar áreas de sombras que prejudiquem a transmissão do sinal GPS, além da realização de outros ajustes a partir da opinião dos passageiros.

O aplicativo está disponível para os celulares com sistema Android e iPhone (iOs) e para baixá-lo basta buscar“MobiTerê” na loja de aplicativos. O app possui um menu explicativo apresentando um passo-a-passo de como utilizá-lo e os passageiros ainda podem enviar sugestões, elogios e reclamações através de dele.