As empresas com pinturas semelhantes (ou iguais) que já rodaram no Rio de Janeiro

Conheça diversas empresas que tiveram empresas semelhantes ou iguais.
Image

Ao longo do tempo, algumas empresas de ônibus do Rio de Janeiro, tanto as que integram os mesmos grupos empresariais como as que não tem nenhum tipo de relação, apresentaram pinturas bastante semelhantes ou até mesmo iguais.

Empresas como as extintas Transportes Amigos Unidos e a Transportes Mosa que tinham sócios semelhantes e o mesmo layout, porém com tons de azul diferentes. O mesmo acontecia com as também extintas Viação Rubanil e Transportes América que possuíam o mesmo layout e tons de cores diferentes e ainda tinha Viação Caravele que integrava o mesmo grupo empresarial, tinha o mesmo layout mas com cores diferentes.

Abaixo veja as empresas que eram bem parecidas ou iguais.

Transportes Amigos Unidos e Transportes Mosa

Como falamos acima, as empresas possuíam sócios em comum, como o sr. Anselmo Duarte e por muito tempo ostentaram a mesma identidade visual. As empresas operavam em áreas bem diferentes. Enquanto a Amigos Unidos operava na Zona Sul e Oeste da cidade, a Mosa operava majoritariamente na Zona Norte, tendo apenas duas linhas na Zona Sul do Rio.

A Viação Acari adquiriu a linha 456 Méier X Copacabana via Túnel Santa Bárbara. Junto a linha vieram os carros e como a Acari não teve tempo de aplicar a sua pintura nos veículos, colocou apenas o nome da empresa e o seu prefixo e utilizou a pintura da Mosa por um breve período.

Acari 42637 Ciferal Padron Alvorada

Rubanil, América e Caravele

As três faziam parte do mesmo grupo empresarial e apresentavam o mesmo layout, só diferenciando os tons de cores utilizadas pela empresa. A Caravele, a única que não operava no transporte municipal do Rio de Janeiro, utilizava tons de azul no layout. Todas as três foram extintas.

Salineira e Montes Brancos

A Auto Viação Salineira, Viação São Pedro da Aldeia e Viação Montes Brancos fazem parte do Grupo Salineira e tem atuação na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Uruguai e Verdun

As viações Uruguai e Verdun pertenciam ao mesmo dono e a última pintura da Uruguai era idêntica a da Verdun. A Uruguai foi extinta no ano de 1986.

Acari, Auto Diesel e Normandy

Quando a Viação Normandy, do empresário Jacob Barata, assumiu o serviço executivo das empresas Acari e Auto Diesel, a empresa repassou veículos para as duas, mantendo a sua pintura e os ônibus aproveitados receberam a pintura da Normandy. Na época, Jacob ainda era sócio da Acari. Tanto a Acari quanto a Auto Diesel foram extintas.

Penha, Jabour e Algarve

As empresas Viação Nossa Senhora da Penha, Auto Viação Jabour e Empresa Viação Algarve (EVA) integravam o mesmo grupo empresarial e ostentavam a mesma pintura. A única que tinha alguma diferença era a da Algarve que nasceu de uma cisão da Jabour.

Posteriormente a Algarve foi vendida ao Grupo Breda Rio e encerrou suas atividades em 2016. Já a Penha foi vendida para a Auto Viação Vera Cruz no ano de 2021.

Cidade do Aço e Evanil

Ambas as empresas faziam parte do mesmo grupo. A Evanil foi vendida em 2019.

Grupo Flores

As empresas de ônibus do Grupo Flores ostentam pinturas semelhantes há vários anos, tanto no padrão antigo como no atual.

Brasíla e Barra do Piraí

As empresas de ônibus Auto Ônibus Brasília, da cidade de Niterói e a Viação Barra do Piraí, com sede na cidade que a batiza, não tem nenhum tipo de relação, mas já possuíram no passado pinturas idênticas. Atualmente a Brasília utiliza a pintura padrão de Niterói e a Barra do Piraí atualizou a sua pintura.

Novacap e Vera Cruz

A Auto Viação Vera Cruz já integrou o Grupo Novacap, do qual também fazia parte a Viação Novacap. As duas já possuíram a mesma identidade visual e hoje em dias as duas são independentes.

Petro Ita, Cascatinha, Master e Salutran

As quatro empresas faziam parte do mesmo grupo e possuíam a mesma identidade visual, porém com cores diferentes. Apenas Master e Salutran (extinta após a licitação das linhas municipais de Nova Iguaçu) tinham identidades visuais idênticas.

Grupo Redentor

Fundado em 1950, o Grupo Redentor, composto pelas empresas Viação Redentor, Transportes Barra e Transportes Futuro sempre tiveram identidades visuais. Em 2019 renovaram a pintura das três pinturas mantendo o mesmo padrão, só diferenciando pela temática de cada empresa.

Empresas do Grupo Guanabara

E finalizando essa primeira parte da matéria sobre as pinturas semelhantes ou idênticas das empresas do Rio de Janeiro, não poderíamos esquecer das empresas do Grupo Guanabara. Sob comando do empresário paraense Jacob Barata, várias empresas que pertenciam a ele como a Braso Lisboa, Acari, Tijuca, Alpha, entre outras ostentaram a inesquecível “pintura das barrinhas”, como ela ficou conhecida.

A pintura tinha o fundo branco, três barras nas cores laranja, amarelo e vermelho e um cor principal que diferenciava a empresa. Apesar da cor vermelha ter sido utilizada pelas empresas Tijuca (que depois trocou o vermelho pelo azul escuro) e Alpha e a azul claro pela Acari, Citran e até pela paulista Guarulhos.

Continental RJ 125 010 Ciferal Gls Bus

Até a Empresa de Transportes Continental, de Belford Roxo, que não tem e nunca teve nenhuma relação com o grupo, utilizou a identidade visual, porém com apenas duas barrinhas, nas cores amarela e vermelha.

Em breve traremos a segunda parte desta matéria com mais pinturas de empresas.

, , , ,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.