Embora o aeroporto tenha ficado de fora das obras do Novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – do governo federal, o procurador do Município destacou que o prefeito Victor Coelho (PSB) articulou junto com a bancada capixaba no Congresso Federal a garantia de recursos para a obra. Além disso, o governador Renato Casagrande (PSB) também está disposto a investir recursos para a expansão do aeródromo sul capixaba.
O assunto foi tema de audiência pública realizada na última sexta-feira (09) pela Câmara Municipal de Cachoeiro, na pauta estava o Projeto de Lei 83/2023, que propõe modificações no Plano Diretor Municipal (PDM) com o objetivo de permitir intervenções no aeródromo. As modificações visam adequar o aeroporto às normas da aviação comercial, possibilitando a realização de obras estruturais para o seu pleno funcionamento.
O presidente da Câmara, Brás Zagotto (Podemos), que solicitou a realização da audiência ressaltou a importância de preparar a legislação municipal para possibilitar a reestruturação do aeroporto, visando o desenvolvimento do município.
O procurador municipal Thiago Bringer esclareceu que o projeto tem como objetivo corrigir um erro material no texto original do PDM, o qual impediria a construção de áreas fundamentais para o funcionamento adequado do aeroporto, como locais de embarque e desembarque e estruturas de segurança. Ele enfatizou que a modificação proposta permitirá ao poder público ou concessionários realizar as obras necessárias, respeitando as normas técnicas, enquanto mantém proibidas construções privadas no entorno.
Ao final, o vereador solicitou que os participantes manifestassem apoio ou rejeição pelo projeto. Após ampla maioria, Zagotto anunciou que o texto será oficialmente discutido e votado pelos vereadores na próxima sessão ordinária, que está marcada para a próxima terça-feira (14).
Imagens: Divulgação/Prefeitura