Desde a entrega dos primeiros ônibus zero km de João Pessoa, já havia sido feito o anúncio pelo prefeito Cícero Lucena de que veículos no padrão dos antigos ônibus opcionais voltariam e estariam previstos para o fim do ano. A promessa vai ser cumprida e os primeiros ônibus estão a caminho. E não, não vão ser microônibus, nem carregar o nome de opcionais, mesmo sendo da quarta geração dessa modalidade que retorna após várias idas e vindas.
A configuração dos veículos surpreende, uma vez que as unidades adquiridas são nada mais, nada menos que as primeiras da quinta geração do modelo Apache Vip, da Caio, do estado da Paraíba. É a volta em grande estilo da encarroçadora paulista a frota da maior empresa de João Pessoa após 30 anos da baixa de seu último Amélia.
Os veículos trarão a pintura da Unitrans (com o nome Prime) em base cinza e são encarroçados em chassi OF-1619 Bluetec6 da Mercedes-Benz (também estreando no sistema). Possuem 1 porta de embarque e desembarque, e elevador de gaveta para cadeirantes, em modelo idêntico ao empregado pela maior parte das empresas do Rio de Janeiro. Possui ainda vidros colados e letreiros FRT de cor branca.
As primeiras unidades chegaram nas numerações da Transnacional, Reunidas e Santa Maria, que mesmo pertencendo ao Consórcio Navegantes, vai rodar com essa pintura e com o nome de Unitrans Prime. Lembrando que a pintura da Unitrans foi adotada por todas as empresas urbanas do Grupo A.Cândido.
Em breve, será detalhado como o novo sistema opcional deve funcionar em termos de tarifação e linhas. A espera terminou de um jeito que ninguém poderia esperar.