Emirates lança edição limitada de malas e acessórios produzidos com materiais reciclados de aeronaves modernizadas

Os produtos devem ser comercializados em 2024 nas lojas oficiais da Emirates
Image

Para refletir o espírito de inovação incorporado à cultura da Emirates e seu compromisso ambiental contínuo de consumo responsável, a Emirates está lançando uma edição limitada exclusiva de malas, bolsas e acessórios – todos fabricados com materiais reciclados de aeronaves que foram reformadas.

Essa linha de produtos apresenta malas, mochilas, bolsas, porta-cartões, nécessaires, cintos e até sapatos – todos feitos à mão por alfaiates da Emirates em uma oficina dedicada localizada nas instalações da Emirates Engineering em Dubai. Os produtos devem ser comercializados em 2024 nas lojas oficiais da Emirates e os lucros obtidos serão doados a crianças carentes por meio da Emirates Airline Foundation. Uma seleção de bolsas e acessórios também estará em exposição no Dubai Airshow no DWC, de 13 a 17 de novembro, no estande da Emirates.

Oferecendo a oportunidade de adquirir um pedaço da história das aeronaves, os materiais usados na produção desta elegante coleção foram retirados das icônicas aeronaves A380 da Emirates e de aeronaves 777. Vários tipos de materiais surpreendentes foram reaproveitados nas malas e bolsas, como o alumínio de encostos de cabeça, o couro de sofás do lounge da aeronave A380, cintos de segurança e revestimentos do assento do capitão. Das 16 aeronaves reformadas, mais de 14 mil quilos de materiais já foram separados para reaproveitamento. Neste projeto, até 270 quilos de couro e 627 quilos de tecido de assento devem ser reaproveitados por cada aeronave modernizada.

Como cada peça é feita à mão e sob encomenda, o cliente poderá solicitar gravação a laser personalizada em algumas bolsas, malas ou porta-cartões exclusivos. Os fãs da aviação poderão fazer seu pedido em breve na Emirates Store, mas essas peças especiais estarão disponíveis em quantidade limitada.

Os materiais utilizados são couro puro de alta qualidade dos assentos da First Class, tecidos 95% lã dos assentos e couro puro dos assentos do capitão. Todos os tecidos são lavados e depois passam por limpeza manual profunda e o couro é hidratado, se necessário. Depois, os tecidos são totalmente desinfetados antes de serem utilizados em peças exclusivas, que possuem forros e zíperes novos.

A Emirates conta com uma equipe de 14 “alfaiates”, oficialmente chamados de Assistentes de Manutenção de Engenharia, cuja função envolve consertar e costurar os rasgos no interior da vasta frota de aeronaves da Emirates. Quatro destes alfaiates trabalham atualmente em tempo integral na iniciativa de reaproveitamento, produzindo itens reciclados e obtendo ideias de fornecedores sobre como reutilizar os materiais.

Ahmed Safa, vice-presidente sênior da divisão de engenharia da Emirates, disse: “Na Emirates, assumimos o compromisso de evoluir constantemente em nossas iniciativas de sustentabilidade e analisar cada aspecto dos nossos produtos e da nossa cadeia de fornecimento. Sabíamos que esses materiais poderiam ser reaproveitados, porque são originalmente de altíssima qualidade. Desafiamos a nossa equipe a ser a mais criativa e inovadora possível, e aqui estamos, com a nossa própria oficina de acessórios no Emirates Engineering Centre! Nossa equipe trabalha com paixão nesta iniciativa, e estamos imensamente orgulhosos de como o projeto se alinha aos nossos objetivos de inovação e sustentabilidade, com lucros que vão beneficiar causas nobres por meio da Emirates Airline Foundation.”

Projeto de modernização de aeronaves da Emirates

Em agosto de 2022, a Emirates iniciou o maior projeto de modernização de frotas já realizado, como parte de um investimento multibilionário para elevar a experiência do cliente. A Emirates pretende reformar os interiores de todas as cabines de 120 de suas aeronaves Airbus A380 e Boeing 777 – dois dos maiores modelos de aeronaves comerciais em serviço atualmente. Gerenciado inteiramente pela equipe de engenharia da Emirates, o projeto de modernização levará pelo menos dois anos para ser concluído. Assim que as 67 aeronaves A380 selecionadas forem reformadas e voltarem a operar, 53 aeronaves Boeing 777 passarão pela reforma. Ao final do projeto, a Emirates terá cerca de 4 mil novos assentos da Premium Economy instalados, 728 suítes da First Class reformadas e mais de 5 mil assentos da Business Class atualizados com novos estilos e designs.

Para mais informações sobre sustentabilidade na Emirates, clique aqui.