Rio de Janeiro inicia instalação dos validadores do Jaé nas vans e “Cabritinhos”

Durante essa primeira fase o novo sistema é recomendado para usuários que utilizam somente o BRT como meio de transporte. Inicialmente não haverá integração com outros modais municipais.
Image

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), começou a instalar gratuitamente, na ultima quinta-feira (23/11), o validador do Jaé, novo sistema de bilhetagem digital, nas vans do Serviço de Transporte de Passageiros Urbano Local (STPL) e nos “cabritinhos” regulamentados pelo município. Os permissionários do bairro da Ilha do Governador, na Zona Norte, foram os primeiros convocados por meio do Diário Oficial.

A instalação do validador nas vans vai ocorrer em duas etapas. Na primeira, com agendamento já disponível no site da SMTR, é preciso fazer atualização cadastral com assinatura de Termo de Outorga Especial para realizar esse tipo de serviço.

Na segunda fase, será instalado o validador pela empresa Jaé, com acompanhamento de equipes da SMTR.

Atualmente, o Jaé funciona apenas no BRTs, mas a previsão é que ele comece a operar nos outros modais regulamentados pela Prefeitura, incluindo as vans, no primeiro semestre do ano que vem.

Autorizatários dos “cabritinhos”, do Serviço de Transporte de Passageiros Complementar Comunitário (STPC), também estão sendo convocados para receber o validador por área de planejamento, conforme publicação no Diário Oficial. A instalação já pode ser agendada pelos autorizatários no site da SMTR. É possível também ver por esse link a documentação necessária.

Os responsáveis pelos “cabritinhos” devem assegurar que os veículos apresentados estão em bom estado de conservação, sobretudo em relação aos componentes elétricos e eletrônicos.

Inédito nas capitais brasileiras e já adotado em diversos países, este novo sistema de bilhetagem digital dará ao município o controle da arrecadação tarifária e o monitoramento da demanda de passageiros. Assim, permitirá transparência financeira, planejamento com dados confiáveis e melhoria dos serviços de transporte.

A nova bilhetagem digital faz parte do processo de reconstrução do transporte público da cidade. A requalificação do sistema BRT foi a principal delas, com destaque para a compra de 628 novos ônibus, reforma das estações, reconstrução da pista da Transoeste em concreto e transformação de quatro estações da Transoeste em terminais. A obra de conclusão da Transbrasil e a construção do Terminal Gentileza, que irá integrar o BRT com o VLT e os ônibus municipais, também estão sendo feitas para a melhoria do transporte público.

Outro destaque é o acordo judicial firmado entre a Prefeitura do Rio, o Ministério Público Estadual e consórcios operadores de ônibus, que possibilitou a retomada de 85 linhas de ônibus na cidade. Este reforço na operação representa a reativação de mais de 630 pontos de ônibus em 18 bairros.

Imagens: Divulgação/Jaé

, , , , ,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Lei nº 9.610/98 – Está EXPLICITAMENTE proibido a divulgação, veiculação do material, cópia de identidade visual e/ou material intelectual deste Portal sem a devida autorização dos autores. Acaso haja cópia de conteúdo, o indivíduo terá que submeter em sua postagem os créditos pertencentes ao autor acompanhado do nome deste Portal. Informamos que o não cumprimento destas ações acarretarão ao infrator as penas estabelecidas na lei nº 9.610/98, bem como denúncia por fraude e roubo de material e identidade visual.Copyright © 2007-2018 | Todos os direitos reservados | Equipe Paraíba Bus Team