Novos ônibus climatizados de João Pessoa, batizados de ‘Geladinho’, são apresentados pelo prefeito

Prefeito anunciou a chegada de mais 56 ônibus 0 km.
Image

Nesta terça-feira 28/11, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, apresentou, com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), a mais nova opção de transporte coletivo para os pessoenses – o ‘Geladinho’.  A equipe do Ônibus & Transporte esteve presente a cerimônia.

A solenidade aconteceu na sede da Concessionária STA Caminhões, no Distrito Industrial, onde o prefeito explicou que os novos ônibus estão sendo acrescentados a frota já existente, dando mais opções ao usuário do transporte público. O gestor disse que essa novidade começa a circular pelas ruas da Capital até o final de dezembro, após os veículos passarem pelos processos de legalização, fiscalização e aprovação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU).  

“Esses ônibus estarão circulando até para ajudar ao comércio no período natalino. É algo que há de mais moderno, não só na estrutura, mas também no motor, que respeita o meio ambiente, usa o motor Euro 6, que é o que há de mais moderno no mundo hoje, com uma combustão a diesel. Ou seja, vamos oferecendo mais conforto e vamos oferecer a integração com outros ônibus”, afirmou o prefeito.  

Como o próprio nome já remete, os ‘Geladinhos’ contam com sistema de ar-condicionado, mantendo os veículos refrigerados e, desta forma, aliviando a temperatura típica do clima quente nordestino. Além disso, a tecnologia integrada ao ônibus manterá os usuários conectados à internet, através de um roteador de livre acesso a wifi e, ainda, tomadas USB, onde será possível que o passageiro carregue os aparelhos eletrônicos.  

O diretor do Sintur-JP, Alberto  Pereira, disse que desde o início do ano, em diálogo com a gestão municipal, a frota ônibus na cidade já ganhou 72 novos ônibus – todos com tecnologia moderna, menos poluentes e acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência. “A gente tem o propósito de entregar, nos próximos seis meses, mais 56 veículos, fazendo assim 128 veículos novos. Isso significa 33% da frota operante, ou seja, um terço da frota está sendo renovada em apenas 16 meses”, explicou.  

Não foram divulgadas as empresas que adquiriram os novos ônibus. Também podem chegar ônibus seminovos nesse período.

Por ter este serviço diferenciado dos demais ônibus regulares que circulam habitualmente na Capital, onde o ‘Geladinho’ se torna mais uma opção aos usuários, a estimativa é de que para o embarque neste veículo especial seja cobrada tarifa diferenciada, valor que ainda será definido após convocação e análise do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU).  De acordo com o prefeito, a tarifa do ‘Geladinho‘ deverá ser 20% superior acima da praticada nos ônibus convencionais.

IMG 20231128 WA0193

Em relação à operação, ainda não foram definidas os horários e itinerários destes novos veículos, mas a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em parceria com o Sintur-JP, planeja que a rota deve contemplar bairros das zonas norte e sul, além dos principais corredores da cidade, como Avenidas Epitácio Pessoa e Pedro II.  

Imagem do WhatsApp de 2023 11 28 as 17.50.45 dc166b0d

Conforme foi divulgado no evento de apresentação, os principais pontos da cidade que serão atendidos pelos ‘Geladinhos‘ serão os seguintes:

  • Geisel
  • Valentina
  • Mangabeira
  • Bancários
  • UFPB
  • Praias (Tambaú/Manaíra)
  • Avenida Edson Ramalho
  • Mercado de Artesanato
  • Bessa
  • Avenida Epitácio Pessoa
  • Principais shoppings (Mag Shopping, Manaíra Shopping, Liv Mall, Shopping Sul)
  • Lagoa
  • Cruz das Armas

Ainda segundo o Prefeito Cícero Lucena, serão construídos mais quatro Terminais de Integração em João Pessoa. Em Cruz das Armas, no antigo estaleiro; em Mangabeira, no CAIC; reestruturação do Terminal de Integração do Bessa; e a integração do Corredor 2, na região do estádio Almeidão;

Sobre os veículos

A frota dos ‘Geladinhos‘ é composta 20 ônibus, sendo 10 do modelo urbano Apache Vip V, da Caio e 10 do modelo rodoviário Ideale, da Marcopolo. Ambos os modelos são equipados com chassis Mercedes-Benz, dos modelos OF-1619 BlueTec 6 e OF-1721 BlueTec 5, respectivamente.

Imagem do WhatsApp de 2023 11 28 as 18.32.41 cadb4561

Os 10 ônibus Apache Vip V possuem capacidade para 40 passageiros sentados em poltronas estofadas e 31 em pé, uma porta de acionamento pneumático para embarque e desembarque, tomadas USB individuais, lixeira, janelas panorâmicas com cortinas, internet via wi-fi, sistema de ar-condicionado assoalho revestido com plástico antiderrapante, alças pega-mão nos balaústres horizontais, campainha via wireless da Danval e itinerários eletrônicos internos e externos na cor branca da marca FRT.

Com total acessibilidade, os novos ônibus contam com elevador para fácil acesso de pessoas com mobilidade reduzida localizado na porta central do veículo, além de poltronas reservadas a pessoas com deficiência (PCD), mobilidade reduzida e idosos, balaústres táteis e botões de campainha em braile.

Já os 10 ônibus Ideale vem com 47 poltronas executivas e dispõem de sistema de ar-condicionado com dutos individuais, Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para fácil acesso de pessoas com mobilidade reduzida ao interior do veículos, parede de separação total com porta, internet via wi-fi, itinerário eletrônico na cor branca, piso amadeirado, luzes de leitura em LED direcionais, janelas panorâmicas com vidros colados e com cortinas, cintos de segurança de três pontos, porta-pacotes e bagageiro.

De acordo com informações apuradas no evento, os veículos rodoviários Ideale deverão ser efetivados nas operações das linhas 1500 e 5100. Os demais veículos deverão ser empregados em linhas dos corredores 3 e 5.

Com informações da Prefeitura Municipal de João Pessoa
Imagens: Thiago Martins de Souza/Valério Junior