A BsBus Mobilidade, nome fantasia da Expresso São José, operadora da Área 5 do Transporte Coletivo do Distrito Federal, está recebendo novos ônibus Marcopolo Torino 0 km para a renovação da frota, cumprindo assim as cláusulas do 3º Termo Aditivo do Contrato nº 02/2012, que renovou a concessão de operação da empresa até 28 de julho de 2033, por mais 10 anos.
De acordo com a cláusula terceira, das condições de renovação de frota, a empresa “deverá ser constituída de um total de 473 ônibus convencionais, sendo 337 ônibus para substituir os convencionais; 65 ônibus convencionais em substituição aos atuais; 65 mini-ônibus; 69 ônibus convencionais em substituição aos atuais 41 ônibus articulados; e 2 ônibus convencionais a título de substituição de veículos sinistrados”.
A empresa passou a adotar o nome fantasia BsBus Mobilidade que já estampa os novos ônibus que a empresa está recebendo. No Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas da Expresso São José, atualizado no mês de novembro, já consta o nome fantasia BsBus Mobilidade.
Os novos ônibus são equipados com chassi OF-1721 BlueTec 6 da Mercedes-Benz e dispõem de assoalho revestido com plástico antiderrapante, itinerários eletrônicos em LED com quatro painéis na cor âmbar da Valeo, campainhas sem fio via wireless, alças pega-mão nos balaústres horizontais, saídas de emergência nos alçapões do teto e nas janelas, acionadas com o uso dos martelinhos presos nas laterais e três portas do lado direito, com embarque dianteiro.
Com total acessibilidade, os novos ônibus contam com elevador para fácil acesso de pessoas com mobilidade reduzida localizado na porta central do veículo, além de poltronas reservadas a pessoas com deficiência (PCD), mobilidade reduzida e idosos, balaústres táteis e botões de campainha em braile.
Todos os 473 chassis para ônibus convencionais encomendados juntos a montadora Mercedes-Benz, deverão ser entregues entre setembro e dezembro de 2023, porém contrando com o prazo de 60 dias para encarroçamento as entregas das últimas unidades deverão ficar para fevereiro de 2024. Confira o cronograma:
- Setembro/2023: 50 chassis + 60 dias de encarroçamento;
- Outubro/2023: 100 chassis + 60 dias de encarroçamento;
- Novembro/2023: 150 chassis + 60 dias de encarroçamento;
- Dezembro/2023: 173 chassis + 60 dias de encarroçamento.
A chegada dos novos veículos trará uma melhora significativa no transporte público do Distrito Federal.
Imagens: Adriano Minervino