Viajamos de João Pessoa para o Rio de Janeiro com a Gontijo

Confira os detalhes de mais uma viagem da Gontijo que acompanhamos.

Depois de viajarmos com a Gontijo do Rio de Janeiro para Aracaju, voltamos para a Cidade Maravilhosa, só que de João Pessoa, capital da Paraíba, também com a Gontijo, e vamos relatar para vocês como foi a viagem.

Compramos a passagem de João Pessoa para o Rio de Janeiro, para o dia 20 de novembro, na linha Natal X Rio de Janeiro. Com saída prevista para às 17:20, o ônibus, de prefixo 18075, chegou às 17:24. Como é um ônibus em trânsito, esses atrasos podem acontecer, a própria Gontijo informa isso em seu site (https://www.gontijo.com.br?ref=nzjmzjn9) quando o seu cliente adquire a passagem.

IMG 20231210 WA0088
Terminal Rodoviário Severino Camelo, João Pessoa, PB

A quantidade de bagagens que seria embarcada no ônibus é absurda. Um passageiro, embarcou 68 kg de bagagem, outra passageira 57 kg e mais duas senhoras que viajavam juntas levavam 55 kg. Como o limite é de 30 kg, todos pagaram excesso de bagagem.

Esse é um dos motivos da Gontijo e de outras empresas não colocar ônibus Double Decker nessas linhas que ligam o Nordeste e ao Sudeste, já que o bagageiro desse tipo de ônibus é menor que os dos ônibus utilizados pela Gontijo.

IMG 20231210 WA0087

Às 17:46, partimos do Terminal Rodoviário Severino Camelo, em João Pessoa, em direção ao Rio de Janeiro. Por volta das 20:10, o ônibus chegou ao TIP, a Rodoviária de Recife, para dar embarque para mais passageiros.

Chegamos em Escada, ainda em Pernambuco, para a primeira das 13 paradas que o ônibus faz. A parada é feita na Churrascaria Gaúcha, onde jantamos.

Partimos da cidade pernambucana às 22:10 e 45 minutos depois paramos na Rodoviária de Palmares, mas como não havia ninguém para embarcar, a parada foi rápida e logo voltamos para a estrada.

Seguimos viagem pela BR 101 até a cidade de Messias, onde paramos às 00:43 para troca de motorista e limpeza do veículo. Foi bem rápido, pouco mais de 20 minutos e seguimos viagem.

IMG 20231210 WA0093
Messias, AL

Nesta parada em Messias tem uma pequena lanchonete com preços acessíveis e pra quem gosta de tirar fotos de ônibus, ficam vários parados no pátio.

IMG 20231210 WA0094

Já amanhecendo o dia, atravessamos a linda ponte do Rio São Francisco e pouco tempo depois, às 04:29, na Churrascaria Grupo 2 Irmãos. Alguns desceram para tomar café, outros continuaram no interior do ônibus dormindo. Eu mesmo desci bêbado de sono só para ir ao banheiro, tirar uma foto de ônibus e voltar.

IMG 20231210 WA0095
Propriá, SE

De volta para a BR 101, atravessamos o Estado de Sergipe e chegamos na Bahia. Quatro horas depois de pararmos em Propriá, parávamos em Esplanada, a primeira parada no Estado da Bahia.

IMG 20231210 WA0100

Lá paramos no terminal rodoviário da cidade. Bem simples, com banheiro a R$ 1,00 e algumas lanchonetes para fazermos um lanche.

Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, foi o nosso próximo destino, às 11:30. Foi uma parada de 40 minutos, onde aproveitamos para tomar banho e almoçar. Em Feira, trocamos de motorista e foi feita a limpeza do veículo.

IMG 20231210 WA0102
Feira de Santana, BA

Uma dica para os amigos que viajam de Gontijo é que ao lado do ponto de apoio da empresa em Feira de Santana, tem duas churrascarias que oferecem comida boa e barata. Mas não esqueçam do ônibus, pois tem gente que esquece e termina ficando por lá e quase que acontece no ônibus em que estávamos. Um esquecido ficou por lá, o motorista esperou, buzinou e quando começou a manobrar para partir, o passageiro esquecido apareceu.

A partir de Feira de Santana, nossa viagem é pela BR 116 até o Rio de Janeiro. E por ela seguimos por 124 km até Milagres. Paramos no tradicional ponto de apoio R.S. Silva, às 14:23, por 20 minutos, tempo para esticar as pernas, irmos ao banheiro e fazer um rápido lanche. Uma hora e meia depois paramos em outro ponto de apoio, R.S. Silva, na cidade de Jequié, 129 km distante de Milagres. Também foi disponibilizado 20 minutos.

IMG 20231210 WA0103

A viagem seguia muito tranquila. Ar condicionado dando uma refrescada na viagem pois o sol castigava do lado de fora, tomadas USB funcionando e a galera bem animada, tirando uma senhora que toda hora gritava para o pessoal sair da frente do ônibus porque ela estava com pressa, kkkk.

IMG 20231210 WA0104
Jequié, BA

Nossa próxima parada foi em Vitória da Conquista, às 20:30, a última na Bahia. Paramos para jantar, já que o restaurante Mega Grill deste ponto de apoio da Gontijo oferece comida de boa qualidade, um pouco cara, mas confiável. Mais uma vez foi feita a troca de motorista e a limpeza do ônibus.

IMG 20231210 WA0105
Vitória da Conquista, BA

Depois de quase 2 horas e cerca de 112 km, finalmente chegamos em Minas Gerais e em mais 112 km chegamos em Itaobim, às 23:59, primeira parada no Estado. Foi uma parada rápida, de 20 minutos, como a maioria das paradas na madrugada. Mais 163 km e chegamos à Teófilo Otoni, para mais uma parada de 20 minutos.

IMG 20231210 WA0107
Itaobim, MG

Como informei na matéria sobre o percurso de ida, essa é a pior parada da viagem e com o cansaço da viagem, resolvi nem descer, continuei dentro do ônibus dormindo.

Dando continuidade a viagem, voltamos a BR 116 em direção a Governador Valadares onde chegamos às 06:00. Estava com tanto sono que acordei com o ônibus vazio já no pátio de limpeza da Gontijo. Desci correndo para escovar os dentes e tomar café. A sorte era que a parada era de 40 minutos e deu pra fazer tudo sossegado. Além da limpeza do veículo, foi feita a troca do motorista.

Voltando para a BR 116, pegamos o melhor trecho da rodovia. Privatizado, esse trecho está bem cuidado ao contrário de todo o trecho da Bahia.

IMG 20231210 WA0111
Realeza, MG

Às 09:00 chegamos a Realeza, distrito de Manhuaçu, onde paramos para mais uma limpeza do veículo e troca de motorista, sendo esse que assumiu o que nos conduziu até o Rio de Janeiro.

IMG 20231210 WA0108

No fim da manhã chegamos à última parada de viagem na cidade mineira de Leopoldina. Aproveitei para tomar um banho e almoçar, para já chegar tranquilo em casa. Foram 40 minutos de parada e a galera ainda aproveitou para pegar mangas em um pé atrás do restaurante do ponto de apoio.

IMG 20231210 WA0109
Leopoldina, MG

Depois de todo mundo de barriga cheia e com as bolsas cheias de manga, seguimos em direção ao Rio. Todos ansiosos em chegar logo no destino final, rever parentes e amigos e finalmente descansar.

E finalmente, pouco mais de 47 horas de viagem depois, às 17:09, chegamos a Rodoviária do Rio, nosso destino final. Agora é se despedir das amizades feitas na viagem, pegar a bagagem e correr pra casa.

Conclusão

Apesar do cansaço, eu curto essa viagem de ônibus entre o Rio de Janeiro. Imparcialmente falando, tanto na ida como na volta o conforto oferecido pelo ônibus da Gontijo é satisfatório, tudo funcionou perfeitamente e a única reclamação é com algumas paradas como as de Teófilo Otoni e de Esplanada, sem contar as da R.S. Silva.

Venha viajar com a Gontijo, considerada a melhor empresa do país e que tem 80 anos de experiência em viagens no Brasil. Visite o site no link: https://www.gontijo.com.br?ref=nzjmzjn9 e adquira sua passagem, tire dúvidas e muito mais.