Santa Maria, RS, recebe novos ônibus Mascarello com tecnologia Euro 6

Os 11 veículos substituem carros mais antigos da frota, conforme lei municipal
Image

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, o Consórcio do Sistema  Integrado Municipal (SIM) e a Associação de Transportadores Urbanos (ATU) receberam nesta segunda-feira (11) novos veículos para o transporte coletivo de Santa Maria. São seis ônibus com a tecnologia Euro 6, que reduz a emissão de poluentes no ar.

No Município, são 185 ônibus em circulação nas mais variadas linhas e itinerários. Estes novos carros serão usados para substituir veículos muito antigos da frota municipal. A aquisição dos ônibus é feita pelas empresas de transporte público de Santa Maria, com fiscalização da Prefeitura.

O secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, explica que outros cinco ônibus, com o Sistema Euro 5, também passaram a integrar a frota este ano e que estas substituições são previstas por lei.

“É uma exigência que os carros sejam trocados com periodicidade. Durante o auge da pandemia alguns veículos não foram substituídos, mas é compreensível, pois estávamos vivendo em um período complicado e de incertezas. Mas no final do ano passado retomamos o trabalho para estas trocas. Assim, cinco ônibus chegaram em fevereiro e agora estes seis, que possuem a tecnologia Euro 6, muito importante para auxiliar na preservação do meio ambiente. A compra e manutenção dos carros é responsabilidade da empresa, mas a Prefeitura deve fiscalizar, já que se trata de um serviço prestado ao público”, destaca o titular da pasta.

Os veículos foram apresentados ao Executivo Municipal nesta segunda-feira na garagem da Expresso Medianeira. Participaram do ato os presidentes do SIM, Victor Saccol, e da ATU, Luiz Fernando Maffini, dos diretores executivos Giuliano Saccol e Luiz Alberto Maffini, e do diretor de operações, José Luiz Saccol.

EURO 6

O sistema Euro 6 é uma regulamentação da União Europeia que estabelece limites máximos de emissão de gases poluentes pelos veículos movidos a diesel. Esses limites são definidos de acordo com os diferentes tipos de poluentes, como dióxido de carbono, óxido de nitrogênio, partículas sólidas, entre outros. O objetivo da regulamentação é reduzir a poluição do ar e promover uma logística sustentável.

Este é o mais recente padrão de emissões para veículos a diesel na União Europeia. Ele substituiu o sistema Euro 5, que estabelecia limites menos rigorosos para a emissão de gases poluentes. Com a redução das emissões de poluentes, os veículos equipados com o sistema contribuem para a melhoria da qualidade do ar e para a preservação do meio ambiente.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

, , , , , ,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.