Morre Jacob Barata; veja a biografia do empresário

Empresário era proprietário do Grupo Guanabara que engloba empresas de transporte e de outros ramos.
Image

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 27/12, o empresário paraense Jacob Barata, proprietário do Grupo Guanabara do qual fazem parte diversas empresas de transporte de passageiros como a Guanabara, Util, Real Expresso, além de concessionárias e empresas de diversos ramos.

A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira por funcionários da empresa.

Ele estava internado no Hospital Copa Star, na Zona Sul. A causa da morte não foi divulgada.

Nascido em Belém, capital do Pará, em 13 de agosto de 1932, Jacob Barata era conhecido como “O Rei dos Ônibus” e foi o fundador do Grupo Guanabara. Este conglomerado, sediado na Avenida Brasil, destaca-se como um dos maiores do ramo de transporte de passageiros no país. Empresas de transporte rodoviário, como a Expresso Guanabara, Rápido Federal, Útil e Real Expresso, além de várias empresas do sistema urbano do Rio de Janeiro, fazem parte da holding. Somente no transporte de passageiros, suas empresas possuíam um total de 6 mil ônibus, transportando diariamente mais de 3 milhões de passageiros. Cerca de 20 mil colaboradores trabalham no Grupo Guanabara.

Biografia

A trajetória de Jacob no setor de transporte começou aos 18 anos, no início da década de 1950, quando atuava como motorista da linha Madureira – Irajá, na cidade do Rio de Janeiro. Ao adquirir sua primeira lotação, um Chevrolet de dez lugares, tornou-se pioneiro na ligação Zona Oeste – Centro da cidade.

Em 1955, diante do fim das permissões para operar os serviços de lotação, Jacob Barata, em parceria com três sócios, fundou a Viação Elizabeth. Dois anos depois, deu origem à Viação Rosane, nomeada em homenagem à sua filha. Ao longo dos anos, expandiu seus investimentos nos setores de transportes, bancário, hoteleiro e revendas da montadora alemã Mercedes-Benz, culminando na criação do Grupo Guanabara.

A sede do grupo foi construída na Avenida Brasil, em um edifício de arquitetura moderna e premiada. No local funcionam, além da matriz da holding, uma unidade da Guanabara Diesel, concessionária da Mercedes-Benz no Rio de Janeiro.

Ao longo de sua trajetória empresarial, Jacob Barata deixou um legado diversificado, incluindo o Banco Guanabara, concessionárias, operadora de turismo, hotéis, farmácias, hospitais e investimentos em imóveis, atuando em 12 estados brasileiros e também em Portugal.

Até o fechamento da reportagem, não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento do empresário.

Mais informações em breve.

,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.