As viagens para o exterior são o desejo de muitos brasileiros, mas elas também podem causar desconforto e irritabilidade por conta do jet lag, distúrbio causado pelas diferenças de fuso horário. A boa notícia é que, segundo cientistas do Northwestern University, há formas de minimizar os efeitos do descompasso do horário, como aproveitar a luz natural.
De acordo com uma pesquisa divulgada em 2023, a absorção de luz natural acelera o tempo que o corpo leva para se recuperar das mudanças de fuso horário, que deixam os viajantes cansados, irritados e com dificuldade de adaptação. Dessa forma, a recomendação das companhias aéreas é que os viajantes busquem dormir de acordo com o horário do novo destino e aproveitem a luz do sol para se acostumar com a mudança.
As aeronaves mais modernas, como o Boeing 787 Dreamliner, já dispõem de janelas com 25 cm de largura e 45 cm de altura, sendo aproximadamente 30% maiores do que as encontradas em aeronaves de tamanho semelhante. Este design permite a entrada de 60% a mais de luz natural.
Uma das companhias que voa no Brasil com o 787 Dreamliner é a Air Europa. A companhia atua com voos diários saindo de São Paulo com destino a Madrid e com dois voos semanais de Salvador à capital espanhola. Da Espanha, é possível fazer conexões com outros destinos europeus.
“Como os voos são de longa distância e passamos por diferentes fusos horários, julgamos importante dispor de uma aeronave que ajuda a reduzir o efeito de jet lag e proporciona mais bem-estar aos nossos passageiros. Este é um dos efeitos do Dreamliner 787, que também consome menos combustível e é mais silencioso comparado a outros equipamentos do mesmo porte”.
Gonzalo Romero, diretor-geral da Air Europa no Brasil.
Outras características da aeronave ajudam a diminuir a sensação de jet lag, como a utilização de luzes de LED, controle da luminosidade (o próprio passageiro pode regular a janela em casos de desconforto causado pela luz do sol), pressurização da cabine e menor ruído dos motores.
Os interessados em conhecer mais o avião operado pela Air Europa, além das rotas disponíveis saindo do Brasil, podem acessar o site da companhia. A Air Europa possibilita o parcelamento das passagens em até dez vezes, sem juros.
Imagem: Imprensa/Air Europa