BsBus inicia nova era no transporte coletivo de Brasília com 473 ônibus urbanos Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz passa a ter presença de 80% na frota da segunda maior operadora do Distrito Federal.
Image

O chassi de ônibus Mercedes-Benz OF-1721, com tecnologia BlueTec 6, foi escolhido para uma nova era do transporte coletivo urbano do Distrito Federal. A Expresso São José, segunda maior operadora local, adquiriu 473 unidades do modelo, todas com carroçaria Marcopolo Torino, para iniciar a operação da BsBus. Este é o novo nome fantasia da empresa, que também adotou nova logomarca e a cor verde como pintura de frota, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e com as tendências da mobilidade.

Todos os 473 chassis foram entregues à Marcopolo e as primeiras unidades, já encarroçadas, começaram a chegar no cliente no final do ano passado. O total da frota estará em operação no primeiro trimestre de 2024, renovando assim a frota que atende aos usuários do Distrito Federal. A BsBus opera a Bacia 5, que abrange os setores SAI, SAAN, SOF Norte, Estrutural, Vicente Pires, Taguatinga (ao norte da Hélio Prates – M Norte), Ceilândia Norte e Brazlândia.

“Estamos muito orgulhosos e satisfeitos em ver o OF-1721, o campeão de vendas do Brasil, compondo a frota da BsBus, a nova operadora do Distrito Federal. Com essa expressiva venda, realizada pelo nosso concessionário Mardisa, 80% da frota de mais de 600 ônibus do cliente agora leva a estrela de três pontas. Os novos OF-1721 se destacam no mercado pela exclusiva tecnologia BlueTec 6, que reduziu drasticamente as emissões de poluentes. Assim, atendem à demanda ambiental da BsBus, que em sua nova fase atua com foto na mobilidade sustentável”.

Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

O novo nome da empresa, “BsB”, é uma homenagem à capital Brasília, seguindo o código identificador usado em aeroportos de todo o mundo.

De acordo com o cliente, as condições comerciais e os serviços de pós-venda oferecidos pela Mercedes-Benz por meio do concessionário Mardisa foram os principais fatores que levaram à escolha dos chassis de ônibus OF-1721 nessa renovação de frota. Após amplas negociações com a área de Vendas da Mercedes-Benz e a Mardisa, a proposta final da marca suplantou a concorrência.

MB BS BUS 3

A Mercedes-Benz teve presença marcante no início de atuação do grupo Expresso São José, que iniciou atividades em 1957 em Goiás, fazendo transporte intermunicipal no Estado e depois a interligação com Brasília. O cliente ressalta que o relacionamento com a Mercedes-Benz sempre foi muito bom e que agora, com essa grande aquisição de 473 novos ônibus, devem se aproximar mais ainda.

Na avaliação da BsBus, em sua longa presença no mercado, o OF-1721 já demonstrou capacidade e qualidade. E por ser um veículo consolidado há muitos anos, a tendência é que isso se confirme com o modelo Euro 6.

O chassi Mercedes-Benz OF-1721 é o ônibus mais vendido no País. São mais de 100 mil unidades vendidas desde 1998, quando a primeira versão chegou ao mercado. Ao longo de sua trajetória, conquistou presença marcante no transporte coletivo urbano de grandes capitais.

“A preferência dos clientes pelo OF-1721 deve-se a vários diferenciais amplamente reconhecidos no mercado, como alta performance, menor consumo de combustível do segmento, baixo custo operacional, ampla disponibilidade e confiabilidade no transporte de passageiros. Além disso, o campeão de vendas do segmento de ônibus oferece alto valor de revenda e rede de concessionários dedicada, onde o cliente tem facilidade de encontrar peças de reposição”.

Desenvolvido para receber carroçarias de até 13,2 metros, o OF-1721 vem equipado com o motor eletrônico OM-924 LA de 4 cilindros, que oferece potência de 208 cv a 2.200 rpm e torque de 780 Nm de 1.200 a 1.600 rpm. Este motor é referência pela economia no consumo de combustível e por um alto torque em baixas rotações.

Imagens: Divulgação/Mercedes-Benz