Via Verde recebe 5 unidades do Marcopolo Torino na configuração “super padron” para Manaus

Veículos serão empregados no transporte público de Manaus, no Amazonas.
Image

A Via Verde Transportes Coletivos, que opera o transporte público municipal da capital amazonense, está recebendo 5 unidades do modelo Marcopolo Torino com motor traseiro e 14 metros de comprimento. Este é o segundo lote de veículos “super padron” adquiridos pela empresa, tendo recebido veículos de igual configuração no início do ano passado e somente esse ano a encarroçadora Marcopolo e sua representante, JC Portela, já entregaram outras 15 unidades do modelo Torino com motorização dianteira para a empresa manauara.

O modelo possui a pintura padrão do transporte público da cidade de Manaus, na cor verde, que é utilizado em todos os veículos da empresa. Eles possuem capacidade para transportar até 39 passageiros sentados, mais o assento na área reservada para deficientes visuais acompanhado de cão guia ou fixação de cadeira de rodas, além disso o veículo ainda possui a poltrona para o cobrador no salão do veículo. As unidades também atendem as especificações dos veículos para embarque em nível (plataformas na altura do piso do veículo), contendo duas portas de nível do lado esquerdo para realizar o embarque e desembarque nas plataformas e duas portas do lado direito para uso na altura da rua, sendo a dianteira para embarque e a traseira no entre eixos para desembarque.

O chassis utilizado no modelo é o O-500M 1928/59 BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que utiliza o motor OM 926 LA de 7,2 litros. O chassis possui capacidade de entregar 286 cv de potência (210 kW) a 2.200 rpm e 1.100 Nm de torque (112 mkgf) @ 1200 – 1600 rpm, e ainda atender as normas de emissão na redução de poluentes exigidas pelas normas Provonve P-8/Euro 6, em vigor no Brasil desde o início do ano de 2023.

Os veículos também contam com sistema de ar condicionado, vidros colados, plataforma de acessibilidade para auxiliar no embarque e desembarque de passageiros com deficiência física ou mobilidade reduzida, e ainda tomadas USB disponíveis na lateral das poltronas, para que os passageiros possam realizar o carregamento do seu aparelho eletrônico durante o seu deslocamento.

Imagens: Jovani Cecchin