Vega Manaus recebe 10 unidades do modelo “super padron”; totalizando 51 novos ônibus

A filial do grupo cearense optou pelos modelos urbanos da encarroçadora Marcopolo.
Image

A Vega Manaus, empresa do Grupo Vega, de Fortaleza (CE), e que opera o transporte público municipal da capital amazonense, recebeu nos últimos meses 51 unidades dos modelos urbanos da encarroçadora Marcopolo, através da representante da marca na região, a JC Portela. Agora a empresa começa a receber mais 10 unidades do modelo Torino “super padron” com motorização traseira e 14 metros de comprimento.

O modelo possui a pintura padrão do transporte público da cidade de Manaus, na cor azul claro, que é utilizado em todos os veículos da empresa. Eles possuem capacidade para transportar até 39 passageiros sentados, mais o assento na área reservada para deficientes visuais acompanhado de cão guia ou fixação de cadeira de rodas, além disso o veículo ainda possui a poltrona para o cobrador no salão do veículo. As unidades também atendem as especificações dos veículos para embarque em nível (plataformas na altura do piso do veículo), contendo duas portas de nível do lado esquerdo para realizar o embarque e desembarque nas plataformas e duas portas do lado direito para uso na altura da rua, sendo a dianteira para embarque e a traseira no entre eixos para desembarque.

O chassis utilizado no modelo é o O-500M 1928/59 BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que utiliza o motor OM 926 LA de 7,2 litros. O chassis possui capacidade de entregar 286 cv de potência (210 kW) a 2.200 rpm e 1.100 Nm de torque (112 mkgf) @ 1200 – 1600 rpm, e ainda atender as normas de emissão na redução de poluentes exigidas pelas normas Provonve P-8/Euro 6, em vigor no Brasil desde o início do ano de 2023. Ainda a empresa optou por receber o modelo com rodas de alumínio.

Os veículos também contam com sistema de ar condicionado, vidros colados, plataforma de acessibilidade para auxiliar no embarque e desembarque de passageiros com deficiência física ou mobilidade reduzida, e ainda tomadas USB disponíveis na lateral das poltronas, para que os passageiros possam realizar o carregamento do seu aparelho eletrônico durante o seu deslocamento.

O Grupo Vega vem realizando grandes aquisições para a capital amazonense, nos últimos meses, se somados aos 10 novos “super padron” adquiridos pela empresa, já são 51 novos ônibus para transporte da população manauara. Foram 40 unidades do modelo Torino com motorização dianteira e uma unidade do modelo elétrico Attivi Integral.

O modelo Torino com motorização dianteira a empresa optou por utilizar o chassis OF-1726L/59 BlueTec 6, chassis urbano com suspenção pneumática, produzido pela Mercedes-Benz, e que possui um motor OM 926 LA, 6 cilindros de 7,2 litros, com capacidade para entregar 260 cv de potência (191 kW) a 2.200 rpm e 900 Nm de torque (91,7 mkgf) a 1.200 – 1.600 rpm. Esses veículos possuem capacidade para 29 passageiros sentados e também atendem as especificações dos veículos para embarque em nível (plataformas na altura do piso do veículo), contendo duas portas de nível do lado esquerdo para realizar o embarque e desembarque nas plataformas.

Já o modelo Attivi, modelo urbano 100% elétrico produzido pela Marcopolo, foi entregue para a Vega Manaus, sendo montado com o chassis piso baixo e produzido e desenvolvido integralmente pela Marcopolo, que possui uma autonomia de 280 quilômetros, com um tempo de recarga de 4 horas. O modelo utiliza motor central e que entrega potência de 350 kW e 3.300 Nm de torque.

Imagens: Divulgação/JC Portela e Marcopolo

, , , , , , , , , , , , , , ,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.