Conheça os novos ônibus executivos do BRT que irão operar entre o Aeroporto Internacional do Galeão e o Terminal Gentileza

Os novos ônibus serão utilizados exclusivamente entre o Aeroporto Internacional carioca e a região central da cidade.
Image

Já estão na cidade do Rio de Janeiro os seis novos ônibus que irão integrar o serviço executivo do sistema BRT da capital carioca, realizando a conexão entre o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão e o Terminal Intermodal Gentileza, que está localizado próximo a região central do Rio de Janeiro.

Os novos ônibus serão entregues para a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e para a Companhia Municipal de Transportes Coletivos (MOBI-Rio) em breve e estão montadas com carroceria Apache VIP V da Caio, com capacidade para transportar até 34 passageiros, sendo vetado o transporte de passageiros em pé. São 33 poltronas do tipo rodoviária, com reclinação, porta pacotes e os veículos ainda possuem área reservada para acomodação das malas dos passageiros que chegam ou partem pelo aeroporto carioca, e os veículos possuem ainda um assento escamoteável na área destinada a fixação da cadeira de rodas, para uso de deficientes visuais acompanhados de cão-guia.

Configurados com 4 portas, sendo duas do lado esquerdo para embarque de nível nas plataformas e duas do lado direito para uso fora dos terminais, podendo ser realizado o embarque de portadoras de deficiência física ou mobilidade reduzida pela primeira porta do lado esquerdo (através de rampa) e a última do lado direito (através da plataforma elevatória do tipo gaveta).

Os veículos estão equipados sob o chassis OF-1726L/59 da Mercedes-Benz, modelo com suspensão pneumática e que utiliza utiliza do motor OM 926 LA, um 6 cilindros em linha, 7,2L de capacidade e com turbocooler. Além de mais potentes, desenvolvendo 260 cv de potência (191 kW) a 2.200 rpm e 900 Nm de torque (91,7 mkgf) a 1.200 – 1.600 rpm, os novos veículos do BRT são menos poluentes, atendendo as normas Proconve P-8/Euro 6 em vigor no Brasil desde 2023.

AEROPORTO RIO BRT 1

Esses novos ônibus são frutos do contrato firmado pela administração municipal com a empresa RAAR Investimentos e Participações Eireli., sócia das empresas da City Transporte Intermodal Ltda. (City+), que opera no transporte público das cidades de Bertioga, Guarujá, Sorocaba e Votorantim, em São Paulo. O contrato prevê que a empresa seja responsável pela compra, manutenção, abastecimento e garagem para estacionamento dos veículos, sendo somente os motoristas, de responsabilidade da empresa pública que opera o sistema carioca.

Imagens cedidas pelo autor

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

, , ,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Lei nº 9.610/98 – Está EXPLICITAMENTE proibido a divulgação, veiculação do material, cópia de identidade visual e/ou material intelectual deste Portal sem a devida autorização dos autores. Acaso haja cópia de conteúdo, o indivíduo terá que submeter em sua postagem os créditos pertencentes ao autor acompanhado do nome deste Portal. Informamos que o não cumprimento destas ações acarretarão ao infrator as penas estabelecidas na lei nº 9.610/98, bem como denúncia por fraude e roubo de material e identidade visual.Copyright © 2007-2018 | Todos os direitos reservados | Equipe Paraíba Bus Team