Transporte Público de Manaus registra queda no número de assaltos durante o mês de Janeiro

Dados foram fornecidos pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram).
Image

A cidade de Manaus (AM) registrou uma queda significativa no número de roubos a ônibus do transporte coletivo durante o mês de janeiro de 2024, conforme apontado pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Comparando os dados com o mesmo período do ano anterior, foi constatada uma redução aproximada de 27,27% no número de assaltos.

Os dados foram fornecidos pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e divulgados na última sexta-feira (9).

Em janeiro de 2023, as empresas de ônibus enfrentaram um total de 110 assaltos. No entanto, neste mesmo período em 2024, o número caiu para um total de 80 roubos. Essa redução representa cerca de 27,27%.

Segundo Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do IMMU, essa diminuição pode ser atribuída a várias iniciativas adotadas pelas empresas. Uma delas é a aquisição de novos ônibus equipados com câmeras de segurança. Além disso, houve melhorias nos itinerários e estabelecimento efetivo da parceria com a Polícia Militar. A promoção do uso dos meios eletrônicos para pagamento das passagens também contribuiu para a redução dos roubos. O uso cada vez mais frequente dos cartões e PIX tem diminuído a necessidade do dinheiro vivo e aumentado a segurança para todos os passageiros.

Essas medidas demonstram o compromisso em tornar o transporte público mais seguro e eficiente para toda população manauara.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto, ao longo de 2023, as empresas de transporte coletivo sofreram um total de 1.499 roubos. A empresa mais afetada foi a Integração Transportes, que registrou 661 assaltos. Outras empresas também foram impactadas negativamente, como a Vega Manaus, com 263 assaltos e Viação São Pedro, com 199 assaltos.

Essa redução significativa nos índices de roubo a ônibus demonstra a eficácia das medidas implementadas pelas autoridades locais e das parcerias estabelecidas entre os órgãos responsáveis pela segurança pública e as empresas de transporte coletivo. Espera-se que essa tendência seja mantida e que continue melhorando ainda mais no futuro próximo.

Imagens: Jovani Cecchin

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

, , , , , , , , , , ,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.