Sintur-JP destaca avanços no transporte coletivo de João Pessoa em meio a desafios

Ao longo do ano de 2023, o setor alcançou marcos significativos, e as perspectivas para 2024 são de continuidade nesses avanços.
Image

Enfrentando os desafios inerentes ao setor de transporte coletivo, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) destaca avanços conquistados na renovação da frota e modernização do serviço essencial de transporte coletivo na cidade.

Ao longo do ano de 2023, o setor alcançou marcos significativos, e as perspectivas para 2024 são de continuidade nesses avanços.

Renovação da Frota: mais de 100 ônibus 0 km e 50 seminovos

Em um compromisso de renovação da frota de João Pessoa e aprimoramento do serviço, as concessionárias já incorporaram 72 ônibus novos, 50 seminovos que substituíram os ônibus mais antigos. Outros 35 serão incorporados à frota até o mês de abril deste ano. Este esforço visa não apenas melhorar a experiência do cliente, mas também fortalecer a eficiência operacional do sistema e reduzir a idade média da frota.

Conforto e Conectividade: Ônibus “Geladinho” com Wifi Gratuito e Ar-Condicionado

Destacando-se nos quesitos conforto e conectividade, a frota opcional “Geladinho” apresenta 20 ônibus equipados com wifi gratuito e ar-condicionado. Essa adição ao serviço de transporte coletivo proporciona uma experiência mais confortável e conectada aos passageiros, melhorando significativamente a qualidade do serviço.

Modernização da experiência: Nova Plataforma Nubus

O antigo sistema de bilhetagem eletrônica, conhecido como Passe Legal, foi substituído pelo NuBus. Essa plataforma inovadora não só oferece itinerários detalhados, mas também a possibilidade de favoritar linhas e paradas e visualizar a previsão de horários de forma mais precisa, como também simplifica o processo de recarga de cartões, permitindo pagamentos via PIX, cartão de crédito e débito. Tudo isso visa aprimorar a experiência do cliente, tornando-a mais eficiente e conveniente.

No campo da comunicação, a substituição do chatbot “Lelê Legal” para “Manu”, acessível pelo número (83) 9 9986-0045 no WhatsApp, reflete o compromisso contínuo em proporcionar um atendimento mais ágil e esclarecedor. Com a Manu, os clientes podem obter informações sobre itinerários, integrações, cartões e demais serviços do NuBus de maneira rápida e acessível.

Reajuste tarifário abaixo do índice inflacionário do setor

Isaac Júnior Moreira, diretor institucional do Sintur-JP, destaca que o reajuste tarifário de 4,2%, que aconteceu neste ano em em João Pessoa, é bem inferior à média dos reajustes já anunciados por outras capitais, que gira em torno de 10%.

“O transporte coletivo é um serviço muito presente no dia a dia do cidadão trabalhador e encontrar sensatez entre o equilíbrio econômico-financeiro do setor e o comprometimento do orçamento doméstico é de muita responsabilidade. Por isso, apesar da inflação do setor em 2023 ter sido de mais de 7%, a tarifa em João Pessoa foi ajustada em 4,2% e contou com a sensibilidade das esferas de governo municipal e estadual, que mantiveram a redução de 50% no ISS e no ICMS sobre o óleo diesel”, ressaltou Isaac Júnior.

O Sintur-JP destacou que irá manter o compromisso de seguir proporcionando melhorias no transporte coletivo em João Pessoa, dando continuidade a uma série de investimentos.

Por Sintur JP