Vandalismo contra os ônibus durante o Carnaval do Recife (PE) tem queda expressiva em 2024

Dados apresentados pelo Consórcio Operador são reflexo das parcerias e ações educativas realizadas no decorrer do ano.
Image

As medidas preventivas adotadas pelo Governo de Pernambuco, por meio do Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, surtiram efeito positivo em relação à preservação do patrimônio público durante os festejos de Carnaval 2024. Na Região Metropolitana do Recife – RMR, o vandalismo contra os ônibus que operaram durante os quatro dias da folia deste ano registrou uma queda expressiva.

Segundo levantamento da Coordenadoria de Operações, em 2023 foram registradas 271 depredações em ônibus na Região Metropolitana de Recife. Em contrapartida, em 2024, foram 245, representando uma diminuição de 10% nas ocorrências. Além disso, em 2023 foram contabilizados 380 itens danificados, contra 307 em 2024, o que corresponde a uma redução de 19% em relação ao ano anterior.

Entre os itens mais afetados estão o alçapão de teto, o para-brisa dianteiro e os vidros das janelas. Essa diminuição significativa é resultado da parceria com a Secretaria de Defesa Social e das ações educativas realizadas antes e durante o Carnaval, focadas na conscientização dos usuários sobre a importância de preservar os coletivos.

Todas as linhas do Carnaval foram monitoradas 24 horas por dia e ao longo do ano, serão realizadas ações contra pegar “bigu” (pegar carona; andar sem pagar) e “amorcegar” (se pendurar) nos ônibus, bem como campanhas de respeito aos idosos. Essa abordagem multifacetada visa não apenas a redução de danos durante o Carnaval, mas também a promoção de um comportamento cívico e responsável em relação ao transporte público.

Imagem: Paulo Maciel/CTM

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Pular para o conteúdo