Motoristas do transporte coletivo de Fortaleza (CE) passam por capacitação em segurança viária

Aulas práticas visam reforçar cuidados no trânsito para preservar vidas e melhorar a qualidade do serviço prestado.
Image

Cerca de 20 motoristas do transporte coletivo de Fortaleza, no Ceará, foram submetidos na última quinta-feira (22), a uma capacitação em segurança viária, com o propósito de aprimorar os cuidados no trânsito visando à preservação de vidas. As aulas práticas têm como objetivo proporcionar aos condutores experiências similares às enfrentadas diariamente por passageiros e ciclistas nas vias urbanas. O treinamento foi realizado nas instalações da empresa Viação Fortaleza.

Em 2023, aproximadamente 700 motoristas foram capacitados, ressaltando o compromisso contínuo com a melhoria da qualidade do serviço oferecido. Durante as sessões, que incluem tanto atividades práticas quanto teóricas, são enfatizados temas como os direitos e obrigações dos passageiros, os valores e responsabilidades do operador de transporte, além das normas do Sistema de Transporte e a legislação atual.

Segundo Raimundo Rodrigues, presidente interino da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), os treinamentos regulares representam uma estratégia para aprimorar a segurança e o bem-estar dos passageiros e motoristas. “A ideia por trás dos treinamentos constantes é garantir a segurança e o conforto de todos os envolvidos, padronizando os cuidados e informações entre os operadores, independentemente de serem novos, recém-contratados ou veteranos”, destaca.

Além do foco na segurança viária, os treinamentos abordam a interação dos motoristas com diversos grupos de passageiros, como gestantes, pessoas com mobilidade reduzida e portadoras de deficiências físicas ou cognitivas. A iniciativa visa promover a integração e a conscientização da equipe, capacitando os operadores para lidar com empatia, atenção e equidade em situações cotidianas variadas.

Os treinamentos são conduzidos pelo Sistema Integrado de Transporte de Fortaleza – SITFOR, do Sindiônibus. Maria José Luz, Gerente Administrativo do Sindiônibus, ressalta: “O objetivo dos treinamentos e capacitações desenvolvidas e aplicadas pelo Sindiônibus e suas empresas associadas é proporcionar uma formação complementar aos motoristas profissionais, garantindo que, além da capacitação técnica, adotem comportamentos respeitosos, seguros e adequados ao atendimento das pessoas que utilizam o sistema de transporte coletivo”.

Imagem: David Candéa
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.