Durante a última semana, entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, a Prefeitura de Belo Horizonte deu continuidade à sua política de Tolerância Zero contra irregularidades no transporte público da capital mineira. A segunda fase da operação teve como foco a fiscalização em portas de garagem das empresas de ônibus locais, resultando em 10 ações realizadas, 70 ônibus fiscalizados e 152 autuações emitidas. Entre as infrações constatadas, destacam-se sete ônibus flagrados sem Autorização de Tráfego (AT), 30 veículos que tiveram suas ATs retidas e três ônibus recolhidos ao pátio do Detran-MG. A ação, que visa coibir irregularidades e garantir a segurança e qualidade do serviço, continuará nas próximas semanas até abranger todas as 30 garagens que compõem o sistema de transporte da capital.
Esta etapa da Tolerância Zero direcionou-se especialmente aos ônibus que acumularam maior número de reclamações por parte da população, registradas através do canal de WhatsApp, do PBH App e do portal de serviços da prefeitura. Além disso, a operação concentrou esforços na identificação e abordagem de veículos que circulam sem a devida autorização de tráfego, utilizando o sistema SITBUS, conectado ao GPS dos ônibus, para monitorar cada viagem do transporte coletivo. Durante as fiscalizações, agentes da BHTrans, SUMOB e Guarda Municipal visitaram dez garagens das empresas de ônibus, identificando irregularidades recorrentes, como problemas no sistema de freio de portas, falhas no sistema de iluminação e mau funcionamento de plataformas elevatórias, essenciais para o acesso de pessoas com deficiência aos veículos.
O superintendente de mobilidade da capital, André Dantas, ressaltou a importância dessas ações de fiscalização: “As ações são reflexo do compromisso assumido pela prefeitura em garantir a qualidade do transporte coletivo para o usuário de Belo Horizonte”, destacou.
Para reportar problemas e contribuir com as fiscalizações, os usuários podem registrar suas reclamações nos canais disponíveis da Prefeitura, como o Portal de Serviços, o aplicativo PBH APP e o WhatsApp (31) 98472-5715, além das Comissões Regionais de Transportes e Trânsito. É fundamental que o passageiro forneça o número do veículo e o horário da ocorrência para direcionar melhor as equipes de fiscalização. Todas as reclamações são devidamente investigadas e encaminhadas às concessionárias para a devida resolução dos problemas apontados pelos usuários.
Números da segunda fase da Operação Tolerância Zero nas portas de garagem de 26 de fevereiro até 1º de março
- Garagens visitadas: 10 locais
- Operações realizadas: 10 ações
- Regionais: 8 – Barreiro, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Venda Nova, Pampulha (2) e Oeste (2).
- Ônibus fiscalizados: 70 veículos
- Autuações emitidas: 152 autuações
- Autorizações de Tráfego (ATs) retidas: 30 ATs
- Ônibus flagrados sem AT: 7 veículos
- Ônibus recolhidos ao pátio do Detran-MG: 3 veículos
- Irregularidades mais frequentes: Mau funcionamento do sistema de freio de portas, problemas no sistema de iluminação dos veículos e mau funcionamento da plataforma elevatória.
Operações na última sexta-feira (02)
Na sexta-feira (02), as equipes de fiscalização da Prefeitura de Belo Horizonte realizaram operações no bairro Engenho Nogueira, pela manhã, culminando na identificação de irregularidades e autuação de 16 veículos. Destes, três tiveram suas Autorizações de Tráfego (AT) retidas devido a problemas no sistema de elevador e no freio de porta.
Durante a operação, foi conduzida uma ação de busca ativa em resposta a uma reclamação sobre um ônibus da linha 5102 (UFMG/Santo Antônio), que teria deixado de parar em um ponto para passageiros na Rua da Bahia, no Centro. As equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Sumob), em colaboração com o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), utilizando informações da linha e do número do veículo, rastrearam o coletivo via GPS e o identificaram como pertencente à empresa São Dimas Transporte. O ônibus foi interceptado na região da Pampulha para inspeção.
Durante a fiscalização, conduzida por agentes da Sumob, BHTrans e guardas municipais, foram constatadas diversas infrações, incluindo problemas no elevador, freio de porta inoperante, fios expostos no motor do elevador e presença de cheiro de fumaça dentro do veículo. A AT foi recolhida, impedindo o ônibus de circular até a resolução dos problemas.
O coordenador da operação da Sumob, Jairo Marcelino, enfatizou a importância da colaboração da população nas ações de fiscalização: “As informações e reclamações dos usuários do transporte coletivo são fundamentais para nosso planejamento de fiscalização. Por isso é importante compartilhar com a Prefeitura as linhas e os veículos que apresentam problemas, para direcionarmos nossas equipes com maior agilidade, fiscalizando onde os usuários mais precisam”, destacou Jairo.
Não foram divulgados os dados da segunda operação realizada na tarde de sexta-feira e nem o local da operação, mas é possível calcular através da cobertura realizada pelo Ônibus & Transporte durante a semana e dos dados divulgamos acima referente ao balanço da semana, que ao menos 20 autuações teriam sido emitidas e 7 Autorizações de Tráfego recolhidas durante a segunda operação.
Imagem: Rodrigo Clemente/PBH
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.