PepsiCo impulsiona presença feminina na indústria de logística com iniciativa “Frota para Elas”

Iniciativa da PepsiCo soma 16 carreteiras e quer aumentar a presença feminina na área de Transportes.
Image

A PepsiCo, uma gigante global do setor de alimentos e bebidas, também se destaca como uma das principais empresas de bens de consumo com uma vasta frota própria, composta por mais de 4 mil veículos, abrangendo desde caminhões pesados até carros executivos. Com uma operação logística de abrangência nacional, a empresa entrega seus produtos em todo o Brasil, alcançando mais de 90% dos lares brasileiros. Por trás da eficiência dessa cadeia logística está uma equipe diversificada de Transportes, que inclui mulheres em diversas funções, desde motoristas de caminhão até gerentes, evidenciando o compromisso da PepsiCo com a igualdade de gênero.

Em 2022, a companhia deu um passo adiante em suas iniciativas de equidade de gênero ao lançar a “Frota para Elas”, um programa destinado a impulsionar a presença feminina na área de logística, tradicionalmente dominada por homens. O projeto visa atrair, capacitar e reter talentos femininos, oferecendo oportunidades tanto para mulheres com experiência prévia na área quanto para aquelas que desejam ingressar nesse mercado. Atualmente, o time de Transportes da PepsiCo conta com 16 motoristas de caminhão, além de cinco carretas adesivadas com imagens das mulheres da equipe, simbolizando o compromisso da empresa com a diversidade e inclusão.

Para apoiar o desenvolvimento profissional das mulheres na indústria de transporte, a PepsiCo oferece um curso de formação em parceria com a Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte), cobrindo tanto aspectos teóricos quanto práticos da profissão, totalmente custeado pela empresa. Além disso, um comitê interno foi criado para entender as necessidades específicas das mulheres que atuam nesse setor e fornecer o suporte necessário.

Entre as pioneiras da Frota para Elas está Iolanda Borges Pereira, de 63 anos, que ingressou na PepsiCo há 27 anos e se tornou a primeira motorista mulher da empresa no Brasil. Começando como manobrista de empilhadeira, hoje ela lidera os caminhões que transportam os produtos da empresa para seus centros de distribuição em todo o país. Para Iolanda, ser uma motorista de caminhão não é apenas uma profissão, mas também uma oportunidade de inspirar outras mulheres a seguirem seus sonhos.

Outro exemplo inspirador é Rosangela de Fátima Alves, de 53 anos, que, após 29 anos como carreteira, continua a desafiar estereótipos de gênero no setor de transporte. Apesar das adversidades e das expectativas sociais, Rosangela persistiu em seu sonho de dirigir caminhões e hoje encontra satisfação e alegria em sua profissão.

Além de impulsionar a presença feminina em cargos de transporte, a área de Transportes da PepsiCo está constantemente inovando e desenvolvendo projetos, nos quais as mulheres desempenham um papel fundamental. Anderson Pinheiro, diretor de transportes da PepsiCo Brasil, destaca que a diversidade de gênero não só enriquece a equipe, mas também contribui para o sucesso da empresa, que valoriza uma cultura interna baseada na equidade e inclusão.

Para mulheres interessadas em seguir carreira na PepsiCo, as oportunidades de emprego podem ser encontradas no site PepsiCo Jobs, reforçando o compromisso contínuo da empresa com a diversidade e igualdade de oportunidades.

Imagens: Divulgação/PepsiCo

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.