Via Sul Transportes renova frota e incorpora novos ônibus urbanos 0km

Novos veículos, modelo Torino da Marcopolo, trazem tecnologia Euro 6 e marcam a entrada da empresa no patamar mais avançado em termos de emissões.
Image

A Via Sul Transportes, operadora do transporte público coletivo municipal em Natal, está prestes a receber uma significativa atualização em sua frota, marcando um passo importante na modernização do serviço oferecido à população. A empresa está aguardando a chegada de pelo menos duas unidades do modelo Torino, fabricado pela renomada Marcopolo, que substituirão veículos mais antigos, iniciando assim a renovação parcial de sua frota.

Esses novos ônibus, numerados como 5135 e 5136, são fruto da produção na unidade da Marcopolo em São Mateus, Espírito Santo, e estão equipados com o chassis 17.230/S Euro 6 da Volkswagen. Essa tecnologia de última geração apresenta o motor de 4.6 litros MAN D08 34, entregando 225 cv de potência a 2.300 rpm e 850 Nm de força entre 1.300 – 1.800 rpm. O destaque vai para a nova tecnologia SCR no sistema de emissões, atendendo ao exigido nível de emissões Proconve P-8/Euro 6, tornando esses veículos os primeiros da empresa a incorporar essa avançada tecnologia.

A chegada dos ônibus representa não apenas a substituição de veículos antigos, mas também a introdução de melhorias significativas em termos de desempenho e sustentabilidade ambiental. Os veículos estão passando por etapas de preparação para entrada em operação, incluindo emplacamento, revisão de entrega, cadastro no órgão gestor, treinamento da equipe em novas tecnologias e instalação de equipamentos.

ViaSul

Com capacidade total para transportar 79 passageiros, os novos ônibus apresentam um layout moderno e confortável. Equipados com poltronas do tipo City Estofada, assoalho revestido com plástico antiderrapante, janelas do tipo quatro folhas, itinerários eletrônicos na cor branca e catracas mecânicas, os veículos proporcionam uma experiência agradável aos passageiros. Vale ressaltar a atenção à acessibilidade, com uma vaga reservada para cadeirante ou pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia.

A Via Sul Transportes reforça seu compromisso em oferecer um serviço de qualidade, aliando inovação e sustentabilidade. A entrada desses veículos marca não apenas uma renovação de frota, mas também a busca constante pela excelência no transporte público em Natal.

Imagens: Diego Almeida Araújo/William Aleixo

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.