Um evento marcante realizado na última quinta-feira (07) celebrou a apresentação da primeira unidade, das cinco adquiridas, dos novos ônibus elétricos de 15 metros de comprimento comprados pela HP Transportes Coletivos Ltda. Além de outras cinco unidades que foram adquiridas pela Rápido Araguaia, ambas tradicionais clientes da fabricante Caio, no estado de Goiás.
A carroceria escolhida para os veículos foi a do eMillennium, modelo produzido pela Caio exclusivamente para encarroçamento de veículos elétricos, sob chassis produzido pela Scania, com sistema de tração elétrica montado pela Eletra, utilizando motor e bateria WEG. Os veículos contam com sistema de ar-condicionado Songs. Este é o primeiro ônibus elétrico de 15 metros de piso alto do país.
O evento de apresentação, realizado na planta da Eletra, em São Paulo, contou com a presença de autoridades de Goiânia e do estado de Goiás, incluindo o prefeito de Goiânia, Rogério Oliveira da Cruz, e o presidente da Metrobus do Governo do Estado de Goiás, Francisco Caldas. Também estiveram presentes representantes das empresas envolvidas na fabicação do veículo, como a Caio, Eletra, Scania, WEG e Songs.
Para o prefeito Rogério Oliveira Cruz, “o ônibus apresentado é um marco histórico, que representa a conquista de um projeto muito importante para a capital e região metropolitana, modelo de transporte público que tem sido levado a outras cidades do país.”
Para o presidente da Caio, Paulo Ruas, “é uma honra atender aos tradicionais clientes e poder colocar nas ruas de Goiânia, o primeiro ônibus 15 metros de piso alto do país”.
Edmundo de Carvalho Pinheiro, presidente da HP Transportes, ressaltou a importância da parceria para a promoção desse projeto de ônibus elétrico completo, destacando o alinhamento entre as empresas envolvidas.
Os ônibus adquiridos pela HP Transportes e Rápido Araguaia possuem capacidade total para 101 pessoas. Equipados com total acessibilidade, possuem elevador, poltronas destinadas a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de box para cadeirante. Além de iluminação em LED, sistema de ar condicionado, janelas com vidros totais fixos colados na cor fumê, quatro itinerários eletrônicos, sistema Multiplex, câmeras de monitoramento interno, catraca eletrônica, assentos totalmente estofados, portas tipo envolventes com acionamento elétrico e câmera de ré são algumas das características inovadoras desses ônibus elétricos.
Visando o conforto e a segurança dos passageiros, os veículos estão preparados para receber rádio comunicador, wi-fi, validador e GPS. Com foco na sustentabilidade e mobilidade urbana, essa iniciativa destaca-se como um marco na transição para o transporte público ecologicamente correto em Goiás.
Imagens: Divulgação/Caio
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.