Usuários do transporte público de Mogi das Cruzes (SP) ganham 23 novos ônibus e agora podem recarregar o cartão pelo app

A partir de agora, é possível realizar a recarga do "Cartão Pronto!" diretamente pelo aplicativo.
Image

Nesta terça-feira (12), o sistema municipal de transporte coletivo de Mogi das Cruzes (SP) recebeu um reforço significativo com a entrega de 23 novos ônibus pela empresa CS Brasil. Esses veículos substituirão unidades mais antigas, visando garantir um serviço de qualidade aos passageiros.

Os novos ônibus proporcionam mais conforto e eficiência aos passageiros, além de contribuírem para a sustentabilidade, com uma emissão de poluentes consideravelmente menor. Essa entrega representa a primeira fase de renovação da frota neste ano. Em abril, a empresa Princesa também contribuirá com 15 novos ônibus, fortalecendo ainda mais o serviço de transporte público.

2024031214421165f093f3c4894

Os veículos adquiridos pela CS Brasil possuem carroceria urbana Caio Apache VIP V montados sob o chassis Volkswagen 17.230S Euro 6 e possuem três portas, sendo o embarque realizado pela porta dianteira, desembarque pela traseira e a plataforma do tipo escada, para embarque e desembarque de passageiros com mobilidade reduzida ou deficiência física, localizado na porta central. Além disso, o veículo está montado com itinerários eletrônicos na cor âmbar, com bandeiras auxiliares, poltronas do tipo City, piso Taraflex e janelas do tipo bipartido, com abertura em duas folhar na parte superior, com vidros do tipo fumê.

“Com as entregas deste ano, serão 147 ônibus substituídos nesta gestão. Mogi das Cruzes tem uma das frotas mais novas do Brasil. Temos investido muito em parceria com as operadoras do sistema para dar mais conforto e segurança para os passageiros e mais sustentabilidade para o transporte coletivo”, afirmou o prefeito Caio Cunha, destacando que a renovação já alcança cerca de 71% da frota total do sistema, composta por 205 veículos.

O sistema municipal de transporte coletivo de Mogi das Cruzes conta com 205 ônibus, operando em 77 linhas e realizando 3.024 partidas em dias úteis. Com os novos veículos entregues nesta terça-feira, a média de idade da frota fica em 2 anos e 9 meses, uma das mais baixas do estado de São Paulo. Em comparação, a cidade de São Paulo possui uma média de cinco anos na frota de transporte coletivo.

A entrega dos novos ônibus contou com a presença dos vereadores Marcos Furlan e Edson Alexandre Pereira.

Além da renovação da frota, a Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou aos passageiros do sistema municipal de transporte coletivo um novo serviço. Agora, os usuários podem recarregar o “Cartão Pronto!” ” diretamente pelo aplicativo RecargaPay, sem a necessidade de deslocamento até as unidades da empresa Mogi Passes.

“A gente defende uma cidade inteligente, que é pensar no conforto e na facilidade para o cidadão. É usar a tecnologia para a qualidade de vida da população. A utilização do aplicativo é um avanço porque as pessoas não precisarão mais se deslocar, nem pegar filas para fazer a recarga”, ressaltou o prefeito Caio Cunha.

2024031214421165f093f3d00e4

Para utilizar o serviço, os passageiros devem baixar o aplicativo RecargaPay nas plataformas Android ou iOS, realizar o cadastro e selecionar a opção “Recarga de Transporte”. Com a possibilidade de pagamento por PIX, cartões de débito ou crédito, os créditos são validados online nos validadores dos ônibus em até 30 minutos após a compra da recarga.

Essa inovação faz parte dos esforços da Prefeitura de Mogi das Cruzes para modernizar e melhorar o atendimento do sistema de transporte coletivo, em linha com o Plano de Modicidade Tarifária, que mantém o valor da tarifa inalterado até o final do ano. Além disso, os validadores dos ônibus foram atualizados para garantir a eficiência do sistema.

“O início de funcionamento do aplicativo é um avanço e traz mais modernidade para o sistema de transporte coletivo. Mas, é importante lembrar que as unidades da Mogi Passes continuarão funcionando para o atendimento aos passageiros, inclusive para quem tiver dificuldade de acesso à internet”, explicou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, João Marcos de Souza.

Imagens: Divulgação/PMMC

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.