Belo Horizonte (MG) já conta com 648 ônibus novos, ganha aumento no número de viagens e no quadro de horários

Novos ônibus, aumento de viagens e pontos de embarque ampliados são algumas das iniciativas implementadas.
Image

A política de aprimoramento do transporte coletivo da Prefeitura de Belo Horizonte tem alcançado resultados significativos, com 648 novos ônibus, todos equipados com ar-condicionado, suspensão a ar e acessibilidade, agora em circulação na cidade. Este número ultrapassa em mais de 220 veículos a exigência estipulada na Lei 11.458/23, sancionada no dia 5 de julho de 2023 e que determinava a inclusão de 420 coletivos na frota da capital. Com a integração dos novos veículos, aproximadamente 80% da frota de ônibus de Belo Horizonte agora conta com ar-condicionado e suspensão a ar, reduzindo ainda mais a média de idade dos veículos para cinco anos e sete meses, em comparação com os seis anos e oito meses registrados em julho de 2023.

Desde fevereiro, 13 linhas tiveram um acréscimo no número de viagens, totalizando 54 viagens adicionais em dias úteis e fins de semana. Atualmente, o sistema conta com 24.142 viagens em dias úteis, superando as determinações da Lei 11.458/23 e contribuindo para a redução da superlotação nos veículos.

André Dantas, superintendente de mobilidade da capital, enfatizou que essas melhorias refletem o compromisso da prefeitura de Belo Horizonte com a mobilidade sustentável na cidade. “Vamos continuar nos dedicando a construir um sistema de transporte coletivo eficiente e de acordo com as necessidades da população”, acrescentou André.

A partir de hoje, duas linhas do transporte coletivo da capital passarão a contar com mais viagens:

Linha 51 – O quadro de horários da Linha 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais) terá o acréscimo de duas viagens nos dias úteis, além da oferta de viagens diretas até o Centro da cidade no período fora do pico, das 9h às 14h55. Isso proporcionará aos passageiros novas opções de deslocamento mais rápidas entre a Estação Pampulha e o Centro, bem como a área hospitalar ao longo do dia.

Linha 513 – A Linha 513 (Dandara/Estação Pampulha – via Braúnas) terá um novo horário de viagem às 4h30, atendendo a uma demanda da comunidade Dandara, registrada por meio do Portal de Serviços da Prefeitura. Além do registro dos pedidos, a implementação dessas melhorias leva em consideração estudos técnicos realizados pela equipe da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) para melhor atender aos cidadãos.

Novo local de embarque

As linhas 5034 (Urca/Centro via Confisco) e 5036 (Celso Machado/Centro) agora contam com um novo ponto de embarque e desembarque de passageiros, localizado na Rua dos Guaranis, 590, próximo ao Mercado Central. Este novo ponto oferecerá mais opções de embarque e melhorará a acessibilidade para os passageiros dessas linhas de transporte coletivo.

A divulgação dessas melhorias foi realizada por meio da distribuição de folhetos digitais ou impressos na região e nos ônibus das linhas. Para mais informações sobre os novos quadros de horários, itinerários e pontos de embarque e desembarque, acesse o Portal da PBH.

Imagem: Reprodução/PBH

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.