Atlântico Transportes recebe as primeiras unidades dos 20 novos ônibus urbanos encomendados

Ainda não se sabe onde os novos veículos irão operar, mas já estão na garagem da empresa em Vitória da Conquista (BA).
Image

A empresa Atlântico Transportes, operadora do sistema urbano nas cidades de Itabuna (BA), Paulo Afonso (BA), Petrolina (PE) e Vitória da Conquista (BA), e de linhas metropolitanas que conectam as principais cidades do entorno de Salvador (BA), recebeu nesta quarta-feira (13) em sua garagem de Vitória da Conquista dez veículos zero quilômetro fabricados pela Caio, em Botucatu (SP). Os veículos do tipo urbano, modelo Apache VIP V, fazem parte de um lote de 20 veículos encomendados da encarroçadora paulista e que devem ser entregues na próxima semana.

Os veículos estão equipados com chassis OF-1726/59 da Mercedes-Benz, que utiliza utiliza do motor OM 926 LA de 7,2 litros e 6 cilindros em linha, com turbocooler. Além de mais potentes, desenvolvendo 260 cv de potência (191 kW) a 2.200 rpm e 900 Nm de torque (91,7 mkgf) entre 1.200 e 1.600 rpm, os novos veículos atendem as normas Proconve P-8/Euro 6 em vigor no Brasil desde o início de 2023.

As unidades estão configuradas com três portas, com a roleta instalada entre a dianteira e central, sendo a dianteira utilizada para embarque e a traseira para desembarque, além da central que está equipada com a plataforma elevatória, utilizada para embarque e desembarque de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. O veículo não é dotado com posto do cobrador, utiliza poltronas do tipo City, piso de alumínio do tipo xadrez e janelas no padrão rodoviário, com duas folhas com abertura lateral.

Ainda não se tem a informação de onde os veículos irão ser operados, pois apesar de serem entregues na garagem de Vitória da Conquista, onde a empresa opera o transporte municipal, os mesmos não possuem a pintura padrão utilizada no município, eles estão utilizando a pintura padrão da empresa com as cores prata e azul. Porém podem ter sido adquiridos para atender outras localidades e posteriormente ter sido remanejado para atender a cidade e por isso ainda passará pelo processo de aplicação da pintura ou ainda ser encaminhado para o município onde irá realizar de fato a operação.

Imagens: Rava Ogawa

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.