BRT Sorocaba renova seu compromisso com a sustentabilidade e o uso consciente da água

Utilizando água de reuso nos terminais e na garagem, a empresa reaproveita cerca de 275 mil litros de água por mês.
Image

No Dia Mundial da Água, o BRT Sorocaba reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e destaca a importância da economia e uso consciente desse recurso vital. A empresa implementa práticas eficazes para o reaproveitamento da água, resultando na reutilização de aproximadamente 275 mil litros por mês em toda sua estrutura.

Para otimizar o aproveitamento dos recursos hídricos, o BRT Sorocaba adota soluções como o uso de água de reuso nos terminais e na garagem. Nos terminais Vitória Régia (TVR) e São Bento (TSB), foram instalados reservatórios com capacidades de 35 m³ e 40 m³, respectivamente, para a captação de água das chuvas. Essa água é utilizada na limpeza interna dos terminais e nos serviços de jardinagem, contribuindo para a redução de custos financeiros com a manutenção predial.

Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba, enfatiza que a preservação da água não é apenas uma responsabilidade presente, mas também futura. Ele ressalta: “Pequenas ações, quando somadas ao esforço coletivo, fazem diferença. Ao cuidarmos da água de forma responsável, estamos contribuindo para o bem-estar de todos. A água é um recurso essencial que devemos preservar com atenção e respeito”.

Na garagem, todos os ônibus passam por processos de higienização e lavagem, sendo que a água utilizada é reaproveitada no umedecimento do piso, visando reduzir a poeira do pátio onde a frota fica estacionada.

Marcelo Del Corso, responsável pelo setor de Gestão Ambiental da BRT Sorocaba, destaca os desafios enfrentados devido ao baixo volume de chuvas e às altas temperaturas. Ele salienta: “O calor intenso e as chuvas escassas têm impactado nossa captação de água. Este cenário reforça a importância de um uso responsável dos recursos, especialmente da água. Devemos lembrar que a água é essencial para a vida e que somos parte desse ciclo. Por isso, nossa conscientização e ação são constantes, não apenas no Dia Mundial da Água, mas durante todo o ano”.

O BRT Sorocaba reitera seu compromisso em adotar práticas sustentáveis e incentivar o uso consciente dos recursos naturais, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para um futuro mais sustentável para todos.

Imagens: Divulgação/BRT Sorocaba

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.