Ônibus do BRT do Rio (RJ) e Linha Verde de Curitiba (PR) inauguram tecnologia de informação aos passageiros

Sistema "Próxima Parada" proporciona comodidade aos usuários, além de abrir novas possibilidades de publicidade.
Image

Os sistemas de ônibus BRT do Rio de Janeiro (RJ) e da Linha Verde de Curitiba (PR) estreiam uma das mais recentes tecnologias disponíveis para o conforto e informação aos passageiros: o “Próxima Parada”, fornecido pela Luminator Technology do Brasil, empresa especializada em tecnologias de transporte para ônibus e trens.

O “Próxima Parada” oferece informações visuais e por áudio sobre as estações ao longo do trajeto das linhas, promovendo mais conforto, comodidade e segurança para os usuários. Além disso, contribui para paradas mais rápidas e eficientes, enquanto abre possibilidades para veiculação de publicidade aos passageiros.

21032024 Luminator Proxima Parada 2

Guilherme Demore, diretor da Luminator no Brasil, destaca que o “Próxima Parada” ainda é pouco conhecido e utilizado no Brasil e em outros países da América Latina. Ele ressalta que o sistema, presente nos principais operadores da Europa há mais de uma década, segue normas automotivas que garantem alto padrão de qualidade.

O executivo enfatiza que os órgãos reguladores do transporte coletivo urbano brasileiro desconhecem essa tecnologia, que pode elevar ainda mais o padrão de qualidade dos serviços. Demore ressalta o objetivo de tornar o produto mais conhecido para que, em futuros editais ou renovações de frota, os ônibus saiam de fábrica com a tecnologia instalada, levando o sistema de transporte nacional a níveis internacionais de qualidade.

21032024 Luminator Proxima Parada 1

O “Próxima Parada” já é equipamento padrão no sistema de transporte urbano RED Mobilidad, de Santiago, Chile, reconhecido como um dos mais modernos e eficientes do mundo. Para os ônibus brasileiros, o sistema é oferecido em duas configurações: uma com áudio e telas TFT, incluindo mapa de linhas das próximas paradas, e outra com áudio e painel eletrônico interno que informa a próxima parada, sem mapa de linhas e publicidade.

Além do “Próxima Parada”, a Luminator oferece em seu portfólio Telas TFT, painéis eletrônicos de plataformas de trens e ônibus, totens e painéis estacionários, sistemas de câmeras CCTV com gravador de vídeo, monitores internos e sistema de contador de passageiros, além de softwares.

Com 25 anos de atuação no mercado nacional, a Luminator Technology do Brasil integra o Luminator Technology Group, fundado em 1928 nos Estados Unidos. O grupo oferece soluções de tecnologia reconhecidas mundialmente, aumentando a inteligência, segurança e eficiência das operações de transporte público em cerca de 85 países, com mais de 300 mil produtos fornecidos para ônibus e trens em todo o mundo..

Imagens: Divulgação/Luminator Brasil e Rodrigo Gomes

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.