Intervenção da Prefeitura do Rio no BRT completa três anos: transformações e conquistas

Renovação, Eficiência e Expansão: Três Anos de Mudanças Significativas no Sistema de Transporte de Alta Capacidade
Image

A intervenção da Prefeitura do Rio no sistema BRT, completada neste fim de semana, marcou uma virada notável para o transporte público da cidade. Sob a gestão municipal, o BRT viu uma metamorfose significativa, evidenciada por um aumento impressionante de 150% no número de passageiros transportados e uma redução substancial de até 72% nos intervalos de viagens nos corredores de alta capacidade.

“Em três anos conseguimos transformar um sistema abandonado e colapsado num BRT eficiente e confortável. A intervenção da Prefeitura em 2021 foi fundamental para que pudéssemos devolver dignidade aos usuários. Quando o serviço é bem prestado, a resposta da população é instantânea. A maior prova disso é o significativo aumento no número de passageiros transportados,” afirmou Maína Celidonio, secretária municipal de Transportes.

Onibus 11 Prefeitura do Rio Marcos de Paula

Formalizada por decreto em 23 de março de 2021, a intervenção trouxe consigo uma série de medidas de requalificação, resultando em uma nova realidade para os usuários do sistema. Com a introdução de uma frota renovada de articulados, estações reformadas e medidas de segurança reforçadas, a confiança dos passageiros no BRT foi restaurada. O aumento no número de passageiros é testemunho disso, saltando de uma média diária de 150 mil para cerca de 375 mil.

Antes da intervenção, apenas 120 ônibus operavam nos três corredores do sistema. Hoje, a frota expandida conta com 515 novos veículos em operação, totalizando 713 ônibus. Essa ampliação resultou em uma redução significativa nos tempos de espera nas estações, com uma diminuição de até 72% nos intervalos de viagens em horários de pico na Transoeste, além de reduções de 59% na Transcarioca e 63% na Transolímpica.

Além do aumento da capacidade e da frequência, a intervenção também se concentrou na revitalização das estações, com todas as 120 estações do sistema agora completamente reformadas para oferecer mais conforto aos passageiros.

MOBI-Rio: Operando e requalificando o sistema para o futuro

Em dezembro de 2021, a criação da MOBI-Rio marcou um passo decisivo na requalificação do sistema BRT. Desde então, a empresa pública municipal tem se empenhado em restaurar e melhorar o modal, recrutando mais de 3.000 funcionários, incluindo 1.465 motoristas dedicados à operação do BRT.

Claudia Secin, presidente da MOBI-Rio, destacou a dedicação contínua ao longo desses três anos, enfatizando o retorno do BRT como um modal de qualidade que agora transporta 375 mil pessoas diariamente. O apoio da população é fundamental para manter o progresso e expandir os serviços para incluir a operação total da Transbrasil.

Expansão e melhorias infraestruturais: Novos terminais e conclusão da Transoeste

A requalificação do sistema BRT continua com investimentos significativos na expansão e melhoria da infraestrutura. Os esforços incluem a transformação de quatro estações do corredor Transoeste em terminais e a conclusão da revitalização da própria via.

Onibus 7 Prefeitura do Rio Marcelo Piu

O Terminal Magarça já está praticamente pronto, com um novo módulo adicionado e um estacionamento exclusivo para bicicletas. Além disso, obras estão em andamento nos terminais Pingo D’Água, Curral Falso e Magarça, com melhorias significativas planejadas para oferecer mais espaço e facilidades aos passageiros.

Transbrasil: Um novo corredor, uma nova conexão

O início da operação da Transbrasil e a abertura do Terminal Intermodal Gentileza representam avanços significativos na rede de transporte da cidade. Com o Transbrasil em funcionamento gradual, os passageiros já podem desfrutar de uma nova conexão entre a Zona Oeste, Zona Norte e o Centro. Além disso, o programa BRT Seguro demonstrou resultados positivos na redução de vandalismo e melhoria da segurança em todo o sistema.

Onibus 5 Prefeitura do Rio Beth Santos

Com três anos de intervenção, o BRT do Rio de Janeiro passou por uma transformação impressionante, oferecendo uma alternativa de transporte pública eficiente e confiável para milhares de cariocas todos os dias.

Imagens: Divulgação Mobi Rio

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.