Transporte público de Porto Velho (RO) receberá 50 novos ônibus neste sábado (30)

A apresentação dos novos ônibus será na Av. Santos Dumont, às 11h da manhã.
Image

Porto Velho, capital de Rondônia, passa por uma transformação significativa em seu sistema de transporte coletivo, indo de uma situação crítica para se tornar referência nacional com a chegada de uma nova e moderna frota de ônibus. A Prefeitura anunciou ontem (27) que está marcado para o próximo sábado (30), às 11h, na Avenida Santos Dumont, a entrega de 50 novos veículos que irão operar no sistema de transporte público do município.

“É uma mudança enorme: antes, chegamos a paralisar o serviço de transporte coletivo. Mas, com muito trabalho, conseguimos superar mais esse desafio e estamos deixando a frota de ônibus de Porto Velho como a mais nova e moderna entre as capitais brasileiras, proporcionando mais qualidade, dignidade e conforto aos usuários”, ressaltou o prefeito Hildon Chaves (PSDB).

Com a chegada desses novos ônibus, a frota de Porto Velho alcança um total de 120 veículos, todos fabricados entre 2020 e 2024, com uma média de idade de apenas 2,2 anos. Segundo dados da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), a capital rondoniense transporta em média 900 mil passageiros por mês, sendo aproximadamente metade correspondente a gratuidades.

Os novos ônibus adquiridos pela empresa JTP Transportes são do modelo Apache VIP V da Caio, e de acordo com as informações da Prefeitura, as unidades utilizam o chassis de 17 toneladas da Mercedes-Benz, com 12.735mm de comprimento e 210 cv de potência aproximados, o OF-1721/59. Com capacidade total para transortar 84 passageiros, esses veículos foram projetados visando a otimização da operação na frota da cidade.

Porém, espera-se que algumas das unidades da nova frota estejam equipados com chassis Volkswagen, pois os foram registradas unidades do modelo na garagem matriz da empresa em Barueri, São Paulo. Local onde são recebidos os veículos zero quilômetro da empresa, antes de serem enviados para as suas cidades de operação.

Os novos ônibus são equipados com sistema de iluminação em LED, sistema de ar-condicionado e janelas com vidros colados e escurecidos,garantindo um ambiente interno mais agradável. As poltronas estofadas oferecem unidades reservadas para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de pontos de tomadas USB para recarga de dispositivos móveis em todo o salão interno.

A acessibilidade é uma prioridade, com a presença de elevador e área exclusiva para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual, acompanhadas por cão-guia. Todos os novos ônibus estão equipados com microcâmeras internas, sistema Wi-Fi, receptor de GPS, rádio, validadores eletrônicos e catracas, visando garantir a segurança e o conforto dos passageiros durante toda a viagem.

Imagem: Matheus Zaghi

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.