Prefeitura do Rio inicia nova operação do BRT Transbrasil com paradas em todas as estações e controle Integrado na Avenida Brasil

Melhoria no Transporte e na Segurança Viária
Image

A partir deste sábado (30/03), a Prefeitura do Rio de Janeiro dá início a uma nova fase operacional do corredor de BRT Transbrasil, trazendo paradas em todas as estações e uma calha de segregação. Essa medida visa proporcionar um serviço mais eficiente e seguro para os passageiros, com horários das 10h às 15h todos os dias da semana e tempo médio de viagem estimado em 40 minutos. Além disso, a implantação de um novo sistema de controle integrado na Avenida Brasil promete reduzir congestionamentos e acidentes.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e a Mobi-Rio, a nova operação do BRT Transbrasil abrange todas as 17 estações do corredor, conectando o Terminal Deodoro, na Zona Oeste, ao Terminal Intermodal Gentileza (TIG), na Zona Portuária.

Segundo Maína Celidonio, secretária municipal de Transportes, a faixa exclusiva dos BRTs terá limites de velocidade específicos, com uma redução para 40 km/h nas proximidades das estações, visando aumentar a segurança viária para os veículos que circulam nessa área de ultrapassagem.

Com uma extensão de 26 quilômetros e dois terminais, o corredor expresso Transbrasil corta 18 bairros e tem a expectativa de transportar 250 mil pessoas por dia até 2030. Este corredor é o quarto a ser implantado na cidade, somando-se aos corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica, ampliando assim o sistema de transporte de alta capacidade na região.

Claudia Secin, diretora presidente da Mobi-Rio, destaca que o serviço parador será operado pela linha 60, ligando o Terminal Deodoro ao Terminal Gentileza, parando em todas as 17 estações do corredor Transbrasil. Além disso, a operação da calha segregada do BRT na Avenida Brasil terá início neste sábado, com regras específicas para os veículos permitidos em cada faixa de tráfego.

Veja as novas linhas:

Linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador) 

Horário: todos os dias, das 10h às 15h

Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Rubens Vaz, Piscinão de Ramos, Marinha Mercante, Lobo Júnior, Mercado São Sebastião, Cidade Alta, Vigário Geral, Irajá, Fazenda Botafogo, Jardim Guadalupe, Guadalupe e Terminal Deodoro.

Linha 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador)

Horário: todos os dias, das 10h às 15h
Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Santa Luzia, Cardoso de Moraes, Olaria, Ibiapina e Penha.

Linha 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador)

Horário: todos os dias, das 10h às 15h
Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Maré e Terminal Fundão.

Serviço executivo Terminal Gentileza x Galeão – sem paradas

Horário: todos os dias, das 6h à meia-noite

Para garantir a segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos, a faixa seletiva será segregada com tachões, e apenas ônibus e BRTs serão permitidos em trechos de calha única.

Além das melhorias no BRT Transbrasil, o Terminal Intermodal Gentileza receberá cinco novas linhas de ônibus municipais, ampliando sua conectividade com diferentes regiões da cidade. Estas medidas representam um passo importante na melhoria do transporte público na cidade do Rio de Janeiro.

Novas linhas municipais em operação no Terminal Gentileza:

  • 167 – Terminal Gentileza – Urca

Itinerário: Cinelândia, Glória, Praia do Flamengo, Praia de Botafogo, UFRJ (Praia Vermelha), UNIRIO, Bondinho do Pão de Açúcar.

  • 165 – Terminal Gentileza – Cosme Velho

Itinerário: Leopoldina, Cidade Nova, Túnel Santa Bárbara, Laranjeiras, Trem do Corcovado.

  • 161 – Terminal Gentileza – Ipanema

Itinerário: Leopoldina, Túnel Rebouças, Lagoa, Parque da Catacumba, Jardim de Alah, Praça Nossa Senhora da Paz.

  • 163 – Terminal Gentileza – Copacabana

Itinerário: Leopoldina, Túnel Rebouças, Humaitá, Cemitério São João Batista, Túnel Velho, Metrô Siqueira Campos.

  • SP265 – Marechal Hermes – Terminal Gentileza

Itinerário: Estação de Marechal Hermes, Largo do Sapê, Estrada do Portela, Madureira, Cascadura, Pilares, Cachambi, Del Castilho, Jacarezinho, Benfica, Largo da Cancela, Feira de São Cristóvão.

Linhas que já funcionavam no terminal:

104 (São Conrado – Terminal Gentileza)
108 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah)
110 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah)
112 (Terminal Gentileza – Alto da Gávea)
133 (Largo do Machado – Terminal Gentileza)
301 (Terminal Gentileza – Barra da Tijuca)
302 (Terminal Gentileza – Terminal Alvorada)
353 (Terminal Gentileza – Gardênia Azul)
606 (Terminal Gentileza – Engenho de Dentro)
SV 606 (Terminal Gentileza – Engenho de Dentro)

Com um investimento de quase R$ 2 bilhões, provenientes de parcerias com o Governo Federal, a Prefeitura do Rio está empenhada em revitalizar o Sistema BRT, com previsão de conclusão até o primeiro semestre de 2024. Esses esforços visam proporcionar uma experiência de transporte mais eficiente e segura para todos os cariocas.

Imagem: Alex de Souza

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.