Viação Rosa apresentou ontem (1º) quinze dos seus 23 novos ônibus para o transporte público de Vitória da Conquista (BA)

Veículos zero quilômetro reforçarão o sistema de transporte público da cidade, promovendo avanços na Mobilidade Urbana.
Image

Na manhã de ontem, segunda-feira (1º), a Prefeitura de Vitória da Conquista e a Viação Rosa, apresentando à população 15 ônibus zero quilômetro que serão incorporados à frota do transporte público de Vitória da Conquista (BA). Esses veículos, representam um avanço na Mobilidade Urbana da cidade e na melhoria do transporte coletivo municipal. Os veículos já devem iniciar, imediatamente, a operação no município.

Acompanhada do secretário de Mobilidade Urbana, Lucas Dias, e do coordenador de Transporte Público, Sérgio Hubner, a prefeita conferiu pessoalmente os novos ônibus durante a vistoria realizada na garagem da empresa concessionária, que permanecerão operando sem nenhum aumento na tarifa, mantendo o valor de R$3,80.

O evento não se limitou à inspeção na garagem da Viação Rosa. À tarde, os ônibus saíram em comboio pelas principais avenidas da cidade, demonstrando o compromisso da gestão municipal com a modernização do transporte público.

Esses 15 ônibus representam apenas o primeiro lote de uma renovação mais ampla da frota. No total, serão 23 veículos novos da Viação Rosa, enquanto os restantes estão em fase final de montagem na fábrica da Caio, em Botucatu (SP). Segundo Sérgio Hubner, coordenador de Transporte Público, a Viação Atlântico também seguirá o mesmo padrão de renovação da frota em breve.

A prefeita Sheila Lemos enfatizou a importância desses investimentos para a população: “Veículos novos, com comodidade e infraestrutura pensada para atender a população: esse é o Governo de Pessoas para Pessoas. E tá vindo mais aí!”, celebrou a gestora.

A renovação da frota faz parte do contrato firmado entre a Prefeitura e as empresas Viação Rosa e Viação Atlântico, vencedoras da última licitação do sistema de transporte coletivo. O acordo estabelece que, no primeiro ano de vigência, a idade média da frota seja de sete anos. Com a chegada dos novos ônibus, a Viação Rosa passará a operar com uma frota cuja idade média será de quatro anos, três anos abaixo do exigido no contrato.

Hubner destacou que essa renovação não só cumpre o contrato, mas também proporciona aos usuários do sistema de transporte público uma frota mais moderna e eficiente. Com essa inserção quantitativa e qualitativa, a Viação Rosa estará oferecendo uma frota consideravelmente mais jovem do que o estipulado, promovendo melhorias significativas na experiência dos passageiros.

Os novos veículos utilizam carroceria urbana Caio, Apache VIP, na sua quinta geração, montada sob chassis Volkswagen 17.230/S Euro 6, que utiliza o motor MAN D08 34 de 4.6 litros, com capacidade para entregar 225 cv de potência máxima a 2.300 e 850 Nm de torque entre 1.300 – 1.800. Com tecnologia Euro 6, que atendem as normas de redução na emissão de poluentes em vigor no Brasil pela norma Proconve P-8.

A carroceria está equipada com itinerário eletrônico, que possuem quatro paineis de LED, sendo três auxiliares e um principal, tomadas USB, validador eletrônico com sistema de biometria facial, sistema videomonitoramente e conexão via internet Wi-Fi 4G. O embarque é realizado pela porta dianteira, com a roleta e o posto do cobrador montado sob o eixo dianteiro, o desembarque é realizado pela traseira ou pela porta central, onde está instalado a plataforma elevatória, do tipo escada, que irá auxiliar no embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física.

Imagens: Divulgação/Prefeitura de Vitória da Conquista

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.