Linha 4 do VLT já está em operação no Rio de Janeiro (RJ) e possui 5,1 km de extensão

A linha opera diretamente entre o Terminal Gentileza, Estação Central do Brasil e o Terminal das Barcas na Praça XV.
Image

Desde o último sábado (30), os cidadãos cariocas ganharam uma nova opção de transporte público com a inauguração da Linha 4 do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Essa nova rota conecta o Terminal Intermodal Gentileza à Estação Central do Brasil e à Praça XV, onde se encontra o terminal das barcas, um percuso de 5,1km que passa pelas estações Equador, Pereira Reis, Vila Olímpica, Central, Cristiano Ottoni, Saara, Tiradentes e Combo.

A implementação da Linha 4 eliminou a necessidade de integração, proporcionando maior praticidade aos passageiros. O serviço opera diariamente das 10h às 15h, alinhado com o horário de funcionamento do BRT Transbrasil. O percurso estimado do VLT é de 29 minutos. Assim como nas outras linhas do VLT, os passageiros podem utilizar o novo sistema de bilhetagem digital, o Jaé, para efetuar o pagamento da passagem.

Além da nova linha, o sistema VLT do Rio de Janeiro também conta com outras rotas em operação. Desde o dia 24 de fevereiro, a Linha 1 teve seu trajeto ampliado, cobrindo o percurso entre o Terminal Gentileza e o Aeroporto Santos Dumont, com duração aproximada de 30 minutos e horário de funcionamento das 6h à meia-noite.

image

O sistema VLT ainda engloba mais duas linhas: a Linha 2, que conecta a Praça XV à Central, com operação das 6h à meia-noite, e entre a Central e Praia Formosa, das 6h às 22h; e a Linha 3, responsável pela ligação entre a Central e o Aeroporto Santos Dumont, também operando das 6h à meia-noite.

O valor da passagem em todas as linhas do VLT é R$ 4,30, oferecendo aos passageiros uma alternativa eficiente e acessível para se deslocarem pela cidade maravilhosa.

Imagens: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio e Reprodução/VLT Carioca

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.