Início da pesquisa sobre o transporte público em São José dos Campos (SP) foi adiado para o dia 9

Mudança teve que ser feita após a necessidade de atualizar o software responsável pelo questionário da pesquisa.
Image

A Pesquisa sobre o Transporte Público da Prefeitura de São José dos Campos, inicialmente agendada para esta segunda-feira (08), foi transferida para terça-feira (09). O adiamento foi necessário para realizar a atualização do software com o questionário da pesquisa.

Na última sexta-feira (05), os pesquisadores participaram de um treinamento simulando a aplicação das perguntas no auditório do Centro da Juventude, na região sul da cidade. Além disso, foram a campo para testar o funcionamento dos equipamentos que serão utilizados no levantamento junto à população.

Apesar da alteração na data, a previsão é que a aplicação da pesquisa seja concluída até o dia 22 de abril. A pesquisa será realizada com passageiros de cerca de 50 linhas do sistema, incluindo a Linha Verde. O questionário será aplicado dentro dos ônibus, com os pesquisadores acompanhando as viagens dos passageiros em dias da semana e durante todo o período de operação das linhas.

Os mais de 15 pesquisadores estarão identificados com coletes verdes de “Pesquisador”, e a equipe de supervisores da Secretaria de Mobilidade Urbana acompanhará o desenvolvimento dos trabalhos. Atualmente, cerca de 260 mil usuários utilizam o sistema de transporte público diariamente, e estão previstas mais de 3.500 viagens no período da pesquisa.

Em parceria com o Instituto WRI Brasil, a pesquisa de satisfação do sistema de transporte público ocorrerá pelo segundo ano consecutivo, visando identificar a percepção dos passageiros em relação à qualidade do sistema. Em 2023, os resultados dessa pesquisa foram determinantes para a Prefeitura disponibilizar o pagamento da tarifa por meio de cartões de débito e crédito, além das carteiras digitais por aproximação.

Imagem: Thiago Lima

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.