Salvador (BA) modernizará estruturas dos pontos de ônibus com a entrega de 650 novos abrigos até o fim de 2024

Projeto da Prefeitura em parceria com a Eletromídia visa melhorar conforto e segurança dos usuários do transporte público na capital baiana.
Image

Até o final de 2024, a população da capital baiana será beneficiada com a entrega de mais 650 novos abrigos de ônibus, como parte de um amplo projeto de modernização do mobiliário urbano na capital baiana. Essa iniciativa é resultado de um contrato entre a Prefeitura e a Eletromídia, empresa vencedora da licitação realizada no ano passado.

O projeto abrange uma série de investimentos ao longo dos próximos anos, prevendo a instalação de 836 novos abrigos de ônibus até 2026, além de 200 pontos de táxis, 3 mil novas lixeiras e 500 bicicletários. Até o momento, já foram instalados 340 novos abrigos pela cidade.

Segundo o gerente de Licenciamento Urbano da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Murilo Mendez, os novos abrigos de ônibus foram projetados para oferecer mais conforto e segurança aos cidadãos. “Os equipamentos possuem design moderno, cobertura e fechamentos laterais em vidro para garantir a proteção dos usuários”, explicou. As estruturas também contam com iluminação e pontos de tomadas USB para carregamento de celular.

Além disso, alguns dos novos abrigos estão equipados com MUPs, painéis digitais que fornecem diversas informações, incluindo os horários previstos para os ônibus que passam no local. Esses painéis já podem ser vistos em áreas de grande circulação da cidade, bem como em pontos turísticos e boêmios, como o Largo da Mariquita, no bairro do Rio Vermelho, e na Avenida Oceânica, em Ondina. Além da instalação, a Eletromídia também é responsável pela manutenção e informatização dos equipamentos, por um período de 20 anos.

Imagem: Jefferson Peixoto/PMS

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.