Avanço Transportes divulga relação de linhas que deixarão de operar na Região Metropolitana de Salvador (BA); confira os itinerários afetados

A empresa garante que irá operar até o próximo domingo (14), mas que após esta data o serviço será paralizado.
Image

A Avanço Transportes, empresa que opera linhas do sistema de transporte metropolitano de Salvador, na Bahia, divulgou no final da tarde de domingo (07) as linhas que serão paralisadas com a devolução das operações para a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

O anúncio de que a empresa estaria entregando a operação das linhas metropolitanas ocorreu na sexta-feira (05), através de comunicado extraoficial ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador, Alagoinhas e Paulo Afonso (Sindmetro-BA), quando ficou de acordado com o Sindicato de agendar uma reunião para oficializar o comunicado com mais informações. No dia anterior, quinta-feira (04), a empresa Costa Verde Transportes também havia anunciado que encerraria suas operações nas linhas metropolitanas. Em ambos os casos, os anúncios foram noticiados aqui pelo Ônibus & Transporte.

No anúncio realizado neste domingo, a empresa garante que irá operar normalmente os itinerários até o próximo domingo (14) e, que após esta data, ficará a cargo da Agerba definir uma nova empresa para realizar a operação.

Confira as linhas:

  • A800 – Camaçari x Águas Claras via BA-093;
  • A0812 – Camaçari x Simões Filho;
  • A0813 – Candeias x Simões Filho;
  • A814A – Camaçari x Águas Claras via Parafuso;
  • A0834 – Madre de Deus/Candeias x Lauro de Freitas;
  • A0835 – Passé x Calçada;
  • A0903A – Candeias x Outlet Premium via Simões Filho;
  • 874A – Simões Filho x Lauro de Freitas;
  • 811.URB – Candeias x São Francisco do Conde.

A equipe do Ônibus & Transporte entrou em contato com a Agerba por e-mail, buscando saber se a Agência já foi comunicada de maneira oficial, visto que até o momento não houve posicionamento público em nenhum meio digital, se existe a previsão ou alguma outra empresa operadora interessada em dar continuidade aos itinerários abandonados, e se a manutenção dos postos de trabalho dos funcionários que serão demitidos estaria assegurada, com a absorção pela nova empresa operadora.

Em nota enviada na manhã desta segunda-feira (08) ao Ônibus & Transporte, a Agerba afirmou que ” está envidando esforços e adotando todas as medidas para que não haja prejuízo à população. Entretanto, ainda não foi definida empresa que irá assumir as linhas, mas já estamos em processo de análise”. Ao ser questionada pela nossa equipe sobre a realização do processo licitatório para operação das linhas metropolitanas, a assessoria de comunicação da Agência informou que as tratativas junto ao Ministério Público do Estado e SEINFRA para a realização do certame continuam em andamento, mas não informou uma previsão para a sua realização.

Atualizado às 11:05, do dia 08 de abril de 2024.

Segundo o comunidade feito pela empresa Costa Verde ao Sindicato, a empresa encerrará suas operações no dia 04 de maio, estando os seus trabalhadores sob aviso prévio a partir desta segunda (08) e, desde a passeata realizada na sexta-feira (05), quando os rodoviários se reuniram e votaram, a categoria está em estado de greve. Uma nova passeata foi agendada para a próxima sexta (12), quando será novamente formado a Assembleia para votar pela decretação, ou não, da greve geral.

A paralisação dos serviços afeta cerca de 1.520 funcionários da empresa Costa Verde e mais de cem na Avanço Transportes, de acordo os números divulgados pelo Sindmetro-BA. Os empresários de ambas as empresas garantiram que todos os direitos trabalhistas dos seus funcionários serão devidamente pagos.

Imagem: Leonardo Paz

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.