Ligeirão Norte/Sul ganhará mais um dia de operação para atender à demanda de passageiros em Curitiba (PR)

Após solicitações, linha de ônibus que liga os terminais Santa Cândida e Pinheirinho em Curitiba amplia seu horário de funcionamento.
Image

A partir deste fim de semana, o Ligeirão Norte/Sul, lançado em janeiro de 2024 e que até então opera somente em dias úteis, passará a circular também aos sábados, ampliando sua oferta de serviço para atender à demanda dos passageiros. Segundo o presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, essa decisão veio como resposta a solicitações dos usuários, especialmente daqueles que trabalham aos sábados e necessitam de um transporte ágil no eixo Norte-Sul da cidade.

Nos sábados, a linha estará em funcionamento das 5h45 até 20h, com ônibus disponíveis a cada 8 minutos e uma frota composta por 13 veículos.

Com um percurso de 19 quilômetros (38 km ida e volta) entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho, o Ligeirão Norte/Sul reduziu significativamente o tempo de deslocamento em relação às linhas convencionais, diminuindo em 15 minutos o tempo de trajeto. Durante os dias úteis, a linha já conta com uma demanda de aproximadamente 35 mil passageiros, disponibilizando ônibus a cada 3,5 minutos nos horários de pico e contando com uma frota de 29 veículos.

Além de agilizar o transporte, o Ligeirão apresenta um ganho de velocidade de 23% em comparação com os ônibus convencionais, com paradas estratégicas nos terminais e estações-tubo ao longo do percurso, como Santa Cândida, Boa Vista, Cabral, entre outros.

Implantado em duas etapas, o Ligeirão Norte/Sul iniciou sua operação em 2018 com o trecho norte, entre o Terminal Santa Cândida e a Praça do Japão, e, posteriormente, expandiu seu percurso até o Terminal Pinheirinho em janeiro deste ano.

Atualmente, o Ligeirão Norte/Sul é uma das três linhas de Ligeirão em operação na cidade, juntamente com as linhas 500-Ligeirão Boqueirão e 550-Pinheirinho/Carlos Gomes, e está prevista a implantação do Ligeirão Leste/Oeste.

Com essas melhorias, a capital paranaense segue expandindo seu sistema de transporte público, contando com 81 quilômetros de canaletas e seis eixos de transporte, além de dez quilômetros em construção na Linha Verde Norte. Para consultar os quadros de horários, os usuários podem acessar diretamente o site da URBS – urbs.curitiba.pr.gov.br/horario-de-onibus.

Imagem: Divulgação/URBS e Ricardo Marajó/SMSC

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.