Futuro de terreno do antigo Aeroporto Carlos Prates é discutido pela Prefeitura de Belo Horizonte (MG) em Fórum

Fórum Imóvel da Gente discute diretrizes de ocupação visando beneficiar moradores locais e promover desenvolvimento urbano.
Image

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Política Urbana (SMPU), participou do Fórum Imóvel da Gente: democratizando o terreno do antigo Aeroporto Carlos Prates, realizado na última sexta-feira (12). O evento, promovido pela Câmara dos Deputados, teve a presença da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) da capital mineira, representantes dos moradores locais, movimentos de luta pela moradia e outras autoridades.

Em fevereiro, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre PBH e o Governo Federal, estabelecendo diretrizes para a ocupação da área, visando a criação de novas unidades habitacionais de interesse social e benefícios para a população local.

Durante o fórum, a Subsecretaria de Planejamento Urbano (Suplan) apresentou detalhes da proposta em andamento para a democratização do terreno. Estudos técnicos estão em curso para garantir um desenvolvimento com impacto mínimo e benefícios máximos para os atuais e futuros moradores.

Pedro Maciel, subsecretário de Planejamento Urbano, enfatizou a complexidade do projeto: “É uma área de 540 mil m², que demanda responsabilidade e seriedade na definição das diretrizes para o novo bairro. No âmbito do acordo com a União, discutiremos soluções técnicas para desafios como mobilidade, meio ambiente, sustentabilidade, equipamentos públicos e produção habitacional. O novo bairro será vibrante, diverso e integrado à malha urbana existente”.

A SPU confirmou o encerramento definitivo das atividades do aeroporto e destacou a viabilização, a curto prazo, de quatro novos equipamentos públicos: uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que estarão disponíveis em breve para a população local. Além disso, o Parque Maria do Socorro, sob administração municipal, está passando por obras de revitalização, prometendo um espaço verde renovado em breve.

Imagem: Amir Martins Drone/PBH

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.