Aena lança programa de incentivo para impulsionar aviação nos estados brasileiros

Projeto visa estimular aumento de passageiros em 16 aeroportos sob gestão da operadora.
Image

A Aena, principal operadora aeroportuária do Brasil, anunciou o lançamento de um programa de incentivo destinado ao desenvolvimento da aviação nacional. O projeto tem como foco recompensar as companhias aéreas com base no incremento da quantidade de passageiros em 16 aeroportos sob sua gestão, abrangendo estados como Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. A política estará em vigor no período de 1º de abril a 30 de outubro de 2024.

O objetivo principal é criar um ambiente favorável para que as companhias aéreas aumentem sua presença nos aeroportos administrados pela Aena. Marcelo Bento, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aena Brasil, ressalta: “Como maior operadora aeroportuária do país, estamos empenhados em incentivar a aviação brasileira, reduzindo os custos das companhias aéreas e ampliando as opções para os passageiros”.

No caso dos voos domésticos, o programa prevê o reembolso integral das tarifas de passageiros adicionais em cada rota operada pelas companhias aéreas nos 16 aeroportos geridos pela Aena. Para os seis aeroportos nordestinos sob gestão da Aena desde 2020, a base de comparação será o mesmo período de 2023. Já nos dez aeroportos dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará, que foram assumidos pela Aena a partir de outubro do ano anterior, a base de comparação será o mês de março deste ano.

No que diz respeito aos voos internacionais, o programa de incentivo abrange os seis aeroportos nordestinos administrados pela Aena. O projeto prevê o reembolso total da tarifa média de passageiros correspondente ao aumento no número de embarques durante a temporada. Para novas rotas internacionais, o incentivo estará disponível até 31 de março de 2025, com base de comparação no mês de março de 2024.

Visando promover mais operações cargueiras internacionais nos aeroportos nordestinos, a Aena incluiu no programa o reembolso de 50% da tarifa de aterrissagem em operações adicionais em comparação com o mesmo período de 2023, desde que haja pelo menos 25 operações durante a temporada.

As companhias que aderirem ao programa de incentivo também poderão contar com o apoio da Aena na promoção das conexões. A operadora disponibilizará a divulgação de novos voos e rotas em painéis publicitários nos aeroportos, banners promocionais em seu site, além de campanhas em suas redes sociais.

Imagem: Divulgação/Aena

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.