A Azul, líder em voos e destinos no Brasil, anunciou hoje a confirmação do recebimento de 13 novas aeronaves Embraer 195-E2, em um investimento que ultrapassa os R$3 bilhões. As aeronaves serão incorporadas à frota ao longo dos próximos meses, até o final do ano. O anúncio foi feito durante uma cerimônia realizada na sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), onde uma das aeronaves foi batizada com o nome Azul & Embraer, em um evento que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros do governo, além de John Rodgerson, CEO da Azul, e Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.
A compra consolida a posição da Azul na operação de rotas regionais e representa um grande impulso para a indústria nacional e o desenvolvimento socioeconômico do país. Além disso, permite à companhia operar em aeroportos anteriormente não atendidos no Brasil. Com esta aquisição, a Azul se consolida como a maior operadora dos jatos de última geração da Embraer, o modelo E195-E2, detendo também o maior pedido de compra dessa aeronave brasileira.
John Rodgerson, CEO da Azul, destaca a importância do investimento não apenas para a companhia, mas também para o Brasil como um todo. Ele ressalta que cada aeronave recebida gera cerca de 500 novos empregos e representa um forte impulso econômico e social para o país. Rodgerson enfatiza que o investimento não apenas impulsiona o turismo, que já representa mais de 8% do PIB brasileiro, mas também beneficia uma cadeia de profissionais, desde os técnicos que trabalham na montagem das aeronaves até os prestadores de serviços nos destinos turísticos.
O E195-E2 da Embraer é a maior e mais moderna aeronave fabricada no Brasil, com capacidade para 136 passageiros. Além disso, é o modelo de corredor único mais eficiente do mercado, oferecendo uma economia de até 25% nas emissões de CO2. Equipada com wi-fi e televisões individuais, a frota atual da Azul já conta com 20 aeronaves desse modelo.
A parceria entre Embraer e Azul tem sido estratégica para o desenvolvimento do transporte aéreo nacional, gerando milhares de empregos de alta qualificação no Brasil. A previsão de entrega das 13 novas aeronaves E195-E2 para a Azul este ano reforça a confiança na qualidade, eficiência e sustentabilidade dos produtos da Embraer.
Atualmente, a Azul opera em 160 destinos, incluindo rotas domésticas e internacionais, com mais de 1.000 voos diários. Com o reforço na frota dos E195-E2, a companhia aumenta a versatilidade de sua operação, podendo atuar não apenas em aeroportos maiores, mas também em aeródromos regionais, conectando cada vez mais o Brasil. A Azul reafirma seu orgulho de ser uma companhia aérea brasileira que voa com aviões brasileiros, comprometida com o crescimento do país.
Imagens: Divulgação/Embraer
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.