A Expresso Gardênia figura no topo do ranking de reclamações em linhas de ônibus intermunicipais de Minas Gerais, com destaque para as linhas que ligam Belo Horizonte ao Sul de Minas. A suspensão das vendas de passagens para essas rotas ocorreu após uma operação que retirou 13 veículos da circulação da empresa, evidenciando problemas enfrentados pelos passageiros. A informação foi dada inicialmente pelo “O Tempo”.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), a Expresso Gardênia acumulou um total de 24 reclamações até o dia 19 de abril deste ano, colocando-a tanto no 1º quanto no 5º lugar do ranking de insatisfações. Ambas as linhas afetadas pela suspensão das vendas estão entre aquelas com mais registros de reclamações.
Durante o período de 1º de janeiro a 19 de abril de 2024, foram registradas 300 reclamações de irregularidades em ônibus de viagens intermunicipais, uma média de quase três denúncias por dia. As principais queixas dos passageiros incluem o descumprimento de horários, problemas de conservação, conforto e higiene, defeitos mecânicos e superlotação.
A operação “Ponto Final”, promovida pelo governo de Minas por meio da Seinfra e do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), resultou na retirada de circulação de treze veículos da Expresso Gardênia. A ação, realizada de forma simultânea na Rodoviária de Belo Horizonte e no terminal de Pouso Alegre, evidencia a gravidade dos problemas constatados pela fiscalização.
Enquanto a empresa busca solucionar as irregularidades apontadas, as linhas para o Sul de Minas estão sendo atendidas por outras empresas, garantindo a continuidade do serviço de transporte intermunicipal até que a situação seja regularizada.
Imagem: Júlio Barboza
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.